Pular para o conteúdo principal

Aleitamento Materno e seus benefícios para a Saúde Bucal


Um dos momentos de maior intimidade entre mãe e seu bebê é a hora da amamentação. Mais do que um ato de amor, é também demonstração de afeto, cuidado e nutrição. Sem dúvida, é o alimento mais completo do ponto de vista nutricional , pois possui todas as vitaminas, proteínas, água e demais substâncias necessárias para o desenvolvimento da criança que está iniciando sua vida. A odontopediatra Walmira Garcia Borges de Oliveira reforça esses benefícios para a saúde. "As crianças que são amamentadas nos primeiros seis meses de vida se tornam resistentes a infecções, doenças e até mesmo complicações mais simples, como a cólica".

AMAMENTAÇÃO E SAÚDE BUCAL

"O ato de sugar o leite é muito importante para o desenvolvimento da dentição do bebê, fazendo com que os dentes se encaixem de forma adequada. Além disso, também estimula o desenvolvimento da musculatura da boca e da face, que depois irá refletir em outros movimentos como a fala e a respiração ", explica a profissional.

É importante lembrar dos cuidados com a higiene bucal da criança. Mesmo ainda sem dentes formados é importante que, diariamente, seja feita uma limpeza na gengiva e língua da criança através de uma gaze umedecida após cada mamada. Dessa forma, você evita o acúmulo do leite nos cantinhos da boca do bebê e garante que os dentes de leite nasçam mais fortes e saudáveis. A utilização da escova de dente ideal só será preciso quando surgir os dentinhos.
Walmira destaca também o tempo recomendado para a amamentação. "O ideal é até seis meses de idade, mas pode ser mais que isso. Quando não for possível, deve ser de, no mínimo, quatro meses", comenta.

OUTROS BENEFÍCIOS

- O leite materno possui anticorpos que dão imunidade para a criança contra doenças, protegendo-as até que seu sistema imunológico esteja desenvolvido;

- Por ser facilmente digerido, evita que a criança tenha diarreia ou prisão de ventre;

- Além do bebê, a mãe também tem benefícios do aleitamento. Além de queimar muitas calorias, alivia o estresse e protege de doenças como a osteoporose.
OS PRIMEIROS ALIMENTOS SÓLIDOS

A introdução de novos alimentos deve ser realizada quando o bebê tem seis meses, época em que somente o leite já não é suficiente para as suas necessidades nutricionais. Os primeiros alimentos sólidos podem variar entre legumes, frutas, mingaus, carne, ovo e peixe. O ideal é que seja seguida uma ordem, pois isso ajuda o bebê a ter uma boa digestão.
Walmira explica que, no entanto, alguns bebês começam mais cedo. "Alguns, com cerca de quatro meses de idade, já estão preparados para ingerir alimentos sólidos com a devida indicação do pediatra. Independente da idade, é fundamental que comecem a ingerir as papinhas com glúten entre os seis e sete meses de vida para evitar a intolerância", concluiu. Assim seu bebê terá todo suporte que precisa para dar aquele sorriso lindo que você tanto gosta de ver!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio