Pular para o conteúdo principal

Dicas para Escolher a Escova Certa


Escolher a escova de dente adequada não é uma tarefa fácil, já que o mercado oferece cada vez mais opções. Por isso, o Cirurgião-Dentista Cláudio Mendes Panucci (CRO 49866) preparou algumas dicas. Fique de olho!
1. Escolha as escovas de dente que têm cerdas da mesma altura, pois elas proporcionam limpeza mais eficaz.

2. Opte pelas versões macias ou médias, porque as duras são contraindicadas por poderem machucar a gengiva.

3. As escovas elétricas também são ótimas alternativas, pois, apesar de terem um custo elevado, elas fazem o movimento correto na hora de fazer a limpeza, tornando fácil, também, a escovação de quem tem dificuldade motora.

4. As escovas interdentais são indicadas para limpar entre os dentes quando o paciente tem retração gengival, mas é necessário utilizá-las apenas com a orientação profissional.

5. A escova de dente deve ser substituída quando as cerdas estiverem abertas, porque ao perderem a forma, elas não conseguem remover as placas bacterianas.

Armazenagem e higienização

Independentemente do formato, há também alguns cuidados na hora de armazenar a escova, para que não haja contato com bactérias.
• É de extrema importância lavá-las muito bem com água corrente e secá-las.

• Leve-a na bolsa dentro de caixinhas de transporte.

• No banheiro, escolha locais fechados como gavetas e armários, ou use capinhas próprias para escovas de dente, já que no ar há partículas de fezes quando a descarga é acionada, além de outras bactérias que são depositadas na escova quando está exposta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio