Pular para o conteúdo principal

Dicas para Cuidar do Sorriso


Ter uma boa higiene e saúde bucal é muito importante. Além disso, mostrar um sorriso brilhante também tem um valor estético que nos faz sentir bem. Portanto, cuidar de nossos dentes é um fator que não devemos minimizar. Nesse sentido, manter os nossos dentes saudáveis pode ser uma tarefa que nos pede tempo e disciplina. Para fazer isso, muitas vezes não basta só a escovação diária, mas também é preciso cumprir um conjunto de hábitos saudáveis. A seguir, vamos apresentar ideias naturais para manter os dentes bem cuidados.

1. Frutas e legumes

Comer frutas e legumes, especialmente aqueles que são crocantes, é uma excelente ideia para manter os nossos dentes mais limpos e saudáveis. Por incrível que pareça, alimentos tais como cenoura, maçãs e peras são naturalmente abrasivos. Isso significa que, no momento em que os comemos, esses alimentos realizam um polimento nos nossos dentes, eliminando as manchas que podem se alojar ali. Além disso, comer esse tipo de frutas e legumes faz com que nosso organismo produza mais saliva, o que é bom para manter nossos dentes saudáveis, protegendo-os especialmente contra as bactérias.

2. Queijos

Os queijos são outra opção para cuidar dos dentes de forma natural. Isso ocorre porque o queijo acelera a neutralização do ácido e a reposição de minerais no esmalte dos dentes. Neste caso, o cálcio e o fosfato contidos nos queijos são de grande ajuda para manter a cor natural dos dentes.

3. Morangos

Por incrível que pareça, os morangos também são ótimos para manter os dentes bem cuidados. O morango, graças ao seu alto conteúdo de vitamina C, apresenta um efeito adstringente que remove as manchas dos dentes e combate a aparição da placa bacteriana que, muitas vezes, é a causadora dos sérios problemas de cáries. Para obter esse benefício, basta consumir esta deliciosa fruta, pois ela nos brindará com seus benefícios de maneira geral.

4. Escovar os dentes


Obviamente, uma das mais importantes recomendações conhecida por todos é escovar os dentes diariamente, três vezes ao dia ou depois de cada refeição. Dessa forma, vamos garantir o desfrute de uma boa saúde bucal, mantendo nossos dentes limpos e saudáveis. Também é muito recomendado utilizar o fio dental, para remover restos de comida que podem estar presos entre os dentes. Finalmente, é importante lembrar que devemos escovar os dentes de acordo com a recomendação dos dentistas. Lembre-se que  não deve pressionar muito a escova sobre os dentes e as gengivas, com essa ação pode comprometer o esmalte dos dentes e machucar a gengiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio