Saiba tudo sobre Lente de Contato Dental



As lentes de contato dentais são capinhas de porcelana extremamente finas, as quais são coladas na superfície dos dentes podendo alteram sua cor, formato e tamanho para assim chegar ao sorriso perfeito e desejado pelo paciente em um curto período de tempo. Este é um tratamento diferenciado de alto custo, pelo que o paciente deverá avaliar todos estes fatores abaixo para decidir se deve ou não realizar este tratamento.

O dente podem ser danificado pela lentes de contato dental?

Este é um tratamento estético seguro, preciso e duradouro, desde que seja feito com um profissional qualificado. Em alguns casos este tratamento poderá ser realizado sem nenhum desgaste na superfície do dente, em outros casos poderá ser necessário realizar um desgaste mínimo de aproximadamente 0,2mm no esmalte dental, por este motivo é considerado um tratamento minimamente invasivo.

Uma grande vantagem é que na grande maioria dos casos não é necessário aplicação de anestesia.

Qual a diferença entre as lentes de contato dentais e as facetas de porcelana?

A diferença entre as lentes de contato dentais e as facetas está na espessura de cada um destes trabalhos. As lentes são muito mais finas (0,3 mm) quando comparadas ás facetas de porcelana (1 mm), às quais requererem um desgaste maior na superfície dental para sua instalação.

As lentes são indicadas apenas para pequenas correções, portanto, para corrigir problemas estéticos mais complexos torna-se necessária a confecção de facetas ou até mesmo coroas estéticas.

Indicações
Lentes de contato dental
São altamente indicadas para pequenas correções nos dentes. Dentes com formatos desiguais, espaços entre os dentes e substituição de restaurações de resina nos dentes anteriores (dentes da frente). Como este é um tratamento rápido, tornou-se o desejo de muitas pessoas que procuraram alcançar o sorriso perfeito de forma rápida.

Durabilidade

Caso sejam bem planejadas, bem confeccionadas e bem instaladas, poderão durar por muito tempo. 

Tanto as facetas como as lentes de contato são trabalhos feitos com o propósito de durarem para sempre. Um fator importante para sua durabilidade são os cuidados do paciente após receber o trabalho. Caso seja necessário, o paciente poderá refazê-las ou simplesmente retirá-las no consultório odontológico.

Elas mancham com o tempo?

Devido ao material utilizado ser um material cerâmico (porcelana), considerado o melhor material estético da atualidade, faz com que o dente não fique manchado com o tempo, não absorva resíduos ou fique com mau cheiro.

Dentes tortos e com cores diferentes poderão ser “consertados”?

Grandes alterações na coloração e posição dos dentes provavelmente não deverão ser resolvidas com as lentes de contato dentais. Nos casos em que os dentes encontram-se muito fora de posição ou que tenham sua coloração significativamente alterada, deverão ser resolvidos apenas com certo desgaste e/ou tratamento ortodôntico destes dentes, sendo mais indicada a instalação de facetas e coroas de porcelana sobre os dentes desejados. Em casos de grandes alterações nas cores dos dentes um clareamento dental poderá ser indicado antes da realização das lentes. As facetas, por serem mais espessas, conseguem alterar de forma significativa a cor e formato dental.

As lentes de contato dentais podem soltar ou fraturar?

Assim como os dentes naturais, o bruxismo, as mordidas com os dentes frontais em alimentos mais duros e o excesso de força na mastigação, são fatores que podem fraturar tanto os dentes naturais como também as lentes de contato dentais. O cirurgião-dentista deverá estudar e analisar a mordida do paciente e fazer os ajustes necessários para que isso não aconteça.

A cooperação do paciente e os cuidados pós-operatórios com a higiene bucal aumentam a chance de sucesso de qualquer tipo de tratamento.

Quanto tempo demora este procedimento?

O tratamento pode demorar cerca de três sessões. Na primeira sessão é realizada a moldagem para planejamento do caso. Na segunda o paciente poderá ter uma noção de como ficará o resultado final através de um “Test drive” feito com uma resina especial. Na terceira o trabalho vem pronto do laboratório e será feita a colagem das lentes. Após alguns ajustes o procedimento estará concluído.

Fonte: Ligado no dentista

Comentários

Localização

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais
Seu aparelho tem que ter a nossa marca

Postagens mais visitadas