Pular para o conteúdo principal

Curiosidade: Creme Dental com Fluor


Atenção à quantidade usada é muito importante
Creme dental com flúor também pode ser usado por crianças menores de dois anos. A orientação é dada pela Associação Brasileira de Odontopediatria desde 2009 e neste ano foi endossada pela Sociedade Americana de Pediatria. Até alguns anos atrás, a recomendação dos dentistas era evitar que crianças menores, e que ainda não sabem cuspir, ingerissem a substância para não haver risco do desenvolvimento de fluorose – que são manchas brancas nos dentes causadas pela ingestão exagerada de flúor.
A avaliação mais recente é que, usado na medida certa, o creme dental com flúor traz mais benefícios do que possíveis prejuízos. Essa quantidade segura é de meio grão de arroz cru (0,05 g) para os bebês menores, que têm até oito dentes na boca, e de um grão inteiro (0,1 g) para os maiores, mas que ainda não sabem cuspir. Para as crianças que já sabem cuspir, a quantidade recomendada é equivalente a um grão de ervilha (0,3 g).
“O bebê, aos dez meses, normalmente já tem contato com açúcar. Então, ele precisar usar o creme dental com flúor. Se usar sem, não terá proteção alguma”, explica o presidente da ABO, Paulo Rédua. De acordo com ele, não é necessário mais de três escovações por dia. As mais importantes são após o café da manhã e antes de dormir.
E se o bebê ainda dorme enquanto mama — no peito ou na mamadeira? Para esses casos, Rédua recomenda que os dentes da criança sejam escovados antes de ela mamar. De acordo com ele, o açúcar do leite materno ou mesmo em pó — a lactose — demora para se acidificar e, com a proteção do flúor, é pouco provável que esse leite facilite a formação de uma cárie.
Mais perigosos que as mamadas noturnas são os lanches açucarados e fora de hora. Além de aumentar o risco de a criança ficar com sobrepeso, as comidinhas doces também ameaçam os dentes. “ A cárie é uma doença que não depende apenas do consumo de açúcar, mas da frequência do uso. Se a ingestão de produtos açucarados se limitar a 3 ou 4 vezes por dia, ou seja, às refeições principais, os episódios de desmineralização [perda mineral] dos dentes não serão maiores que os de remineralização [ganho mineral]”, explica Rédua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio