Pular para o conteúdo principal

Confira dicas para o uso do fio dental com aparelho ortodôntico


Muitas pessoas consideram impossível de se usar fio dental com aparelho ortodôntico porque usam braquetes. Embora seja mesmo uma operação mais complexa, o uso diário de fio dental não é menos importante ao usar o aparelho.
Importância do fio dental com aparelho ortodôntico
Usar o fio dental com aparelho ortodôntico é especialmente necessário diante da probabilidade de que alimentos fiquem presos nos braquetes, nos arcos e nos fios. Caso não seja realizada uma boa higiene, são elevadas as chances de haver incidência de cáries, principalmente se esses alimentos contiverem açúcares.
Cuidados com a higiene bucal são importantes a qualquer momento. Passar fio dental com aparelho ortodôntico vai levar quase o dobro do tempo de usar o fio em dentes sem aparelho, mas deve ser feito regularmente para prevenir a gengivite e o acúmulo de placa, especialmente.
Para facilitar o uso de fio dental com aparelho ortodôntico, prefira o fio encerado. Isso porque o fio não encerado tem maiores chances de trancar no aparelho ou de deixar fiapos. Ao passar o fio dental, sugere-se usar, além de um fio encerado, um passador de fio, o qual irá deslizar por entre os dentes.
Fio dental com aparelho ortodôntico em crianças
Acostumar crianças pequenas a usar fio dental com aparelho ortodôntico e com a destreza necessária não é uma tarefa fácil. Os pais inevitavelmente terão de ajudar a criança.
O ideal é que se ajoelhe ou se sente em uma área bem iluminada, pois pode levar um bom tempo neste processo. No caso de crianças inquietas, procure colocá-la em um local onde possa assistir ao seu programa favorito ou escutar uma música enquanto você estiver passando o fio.
Três dicas sobre fio dental com aparelho ortodôntico
É possível ter sucesso ao passar fio dental com aparelho ortodôntico. Preste atenção às três dicas abaixo, que irão para facilitar a utilização do fio dental regularmente nas crianças que usam aparelho dentário:
1. Use a ferramenta correta;
2. Passar o fio entre os dentes é quase como passar uma linha em uma agulha;
3. Uma ferramenta barata e descartável é o passa fio ortodôntico. Ele será indispensável quando se passa o fio dental por entre o aparelho, pois permite puxar o fio através dos dentes acima dos fios e chegar à gengiva.
Como usar o fio dental com aparelho ortodôntico
Embora seja mais trabalhoso usar fio dental com aparelho ortodôntico, podemos adotar algumas medidas para torná-la mais prática. Confira:
1. Use fio dental encerado, que não fica facilmente enganchado nos braquetes;
2. Escolha um produto desenhado especificamente para limpar ao redor dos braquetes, como a escova para ortodontia;
3. A quantidade suficiente de fio dental com aparelho ortodôntico é de aproximadamente 45 centímetros;
4. Sempre tenha cuidado enquanto estiver passando o fio dental com aparelho ortodôntico;
5. Pegue o fio dental e passe-o por baixo do arco principal do braquete e antes de passá-lo entre dois dentes;
6. Retire logo o fio dental e enfie novamente por baixo do fio ortodôntico principal para passar entre o seguinte par de dentes.

Fonte: Terra 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio