Pular para o conteúdo principal

Como a falta de higiene bucal pode afetar o seu tratamento ortodôntico?


Conheça quais são os riscos dos maus hábitos de higiene oral para pacientes que usam aparelho ortodôntico

Um ritual que era feito em poucos minutos, agora, parece durar uma eternidade. Depois de colocar o aparelho fixo, pular uma escovação ou outra em nome da preguiça pode até parecer inofensivo, mas tenha cuidado, o desleixo com a higiene bucal é capaz de influenciar no andamento do seu tratamento ortodôntico.

OS RISCOS DA FALTA DE HIGIENE

O desânimo surge só de pensar em todo o processo minucioso que deve ser feito para limpar completamente o sorriso, não é? Mesmo que exija um pouco mais de paciência, o protocolo de limpeza deve ser seguido à risca - e sempre. “Se não houver uma boa higiene oral, haverá um grande acúmulo de placa bacteriana, possibilitando o aparecimento de lesões de cárie e inflamação gengival”.

O TRATAMENTO PODE ATÉ SER SUSPENSO

O uso do aparelho fixo dura, em média, 36 meses. Esse tempo, no entanto, pode variar e muito se o paciente não cuidar da saúde bucal da forma certa. “Se houver cárie neste período, por exemplo, o tratamento precisará ser interrompido até que o problema seja solucionado”.
Além da cárie, infecções na gengiva também podem colocar em risco a sustentação dos dentes na boca, prejudicando o trabalho do ortodontista. Para que eles se movimentem com segurança, é necessário que os ossos, ligamentos e gengiva estejam saudáveis. “Caso contrário, poderá haver um excesso de mobilidade, levando a perda deles”.

AFASTE OS PERIGOS PARA LONGE DA SUA BOCA

Não tem como fugir: a higiene bucal deve ser feita e, acima de tudo, realizada com a ajuda de utensílios bem específicos para que cumpra seu papel de prevenção e proteção. Veja quais são as principais ferramentas e como devem ser usadas:

1- Utilize uma escova ortodôntica

Ela foi pensada exclusivamente para quem usa aparelho fixo, somente uma boa escova ortodôntica conseguirá possibilitar uma higiene adequada não só da superfície dentária, mas também de todos os acessórios do aparelho.

2- Complemente com a escova interdental
“A utilização da interdental também é fundamental, uma vez que ela será responsável por higienizar onde a escova ortodôntica não alcança, ou seja, em baixo do fio, ao lado dos bráquetes”.

3- Passe o fio dental

Existem sujeiras bastante difíceis de serem retiradas dos espaços interdentais e, por isso, o uso de um fio dental específico para quem faz tratamento ortodôntico. “Ele é de extrema importância, pois sua extremidade rígida favorece a introdução do fio sob o arco ortodôntico, facilitando a higiene”.

4- Finalize com o antisséptico bucal
Para finalizar o ritual de forma eficiente, Borba lembra do antisséptico com flúor. É ele que irá fazer a limpeza das superfícies que não foram devidamente higienizadas pelo outros acessórios. “Além disso, ele limpa os tecidos moles, como a língua e bochecha”.

SEU TRATAMENTO NÃO DEPENDE APENAS DO DENTISTA


Antes de reclamar do seu sorriso, tenha em mente que você precisa fazer a sua parte. “Um tratamento ortodôntico bem sucedido não depende somente do especialista, a colaboração do paciente também é fundamental”. Por isso, invista em bons hábitos de higiene e deixe o ambiente favorável para o trabalho do seu dentista. 

Juntos, vocês podem alcançar ótimos resultados.

Fonte: Sorrisologia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio