Pular para o conteúdo principal

Clareamento dental devolve a cor natural dos dentes?


Muitas pessoas têm dúvida se o clareamento dental deixa o seu sorriso mais branco ou se traz aquela antiga cor de volta.

Quando se pensa em dentes mais brancos o clareamento dental é um dos tratamentos mais procurados. Também, pudera! O procedimento não é invasivo e traz ótimos resultados para o sorriso de qualquer pessoa. Em compensação, uma das grandes dúvidas a respeito desse processo é o quanto o dente fica mais claro. Explicaremos a ação do branqueamento nos dentes.

COMO FUNCIONA O CLAREAMENTO NOS DENTES

O processo desse tratamento estético ocorre diretamente nas partículas escuras presas nos dentes. “O clareamento dental age através de uma reação de oxidação dos pigmentos que atravessaram o esmalte e se alojaram na dentina, se combinando e formando os cromóforos. A partir da quebra desses cromóforos ocorre o branqueamento dos dentes”. Isso significa que os dentes retornam à sua cor original, já que o procedimento ocorre nos pigmentos e não na estrutura dental.

TEM LIMITE DE CLAREAMENTO DO DENTE?

A tonalidade máxima do clareamento varia de paciente para paciente. Isso porque o procedimento remove os pigmentos depositados no dentes. Logo, o que aparece após o clareamento é a cor original da estrutura dental, o que varia em cada pessoa. “Vale ressaltar que essa diferença de cor entre os dentes das pessoas que fizeram o clareamento é muito tênue e muitas vezes só é perceptível a olhos profissionais”.

OUTRAS FORMAS DE CLAREAR O SORRISO

Também há outras formas de recuperar a cor natural dos dentes. Em alguns casos uma boa limpeza bucal feita de forma rigorosa pode ajudar. O dentista explica que as cores são comprimentos de onda refletidos pelas superfícies, logo, sua percepção depende também do observador.
Nas situações em que o paciente tem má higiene oral, doença periodontal com sangramento gengival e biofilme bacteriano, apresenta-se uma espécie de cobertura sobre os seus dentes. “A remoção dessa ‘massa’ deixa o esmalte livre para refletir a luz, o que dá a sensação de clareamento. De fato, houve, mas de uma forma bastante grosseira. É como lavar um carro branco depois de uma viagem no barro”, exemplifica.

QUANDO O CLAREAMENTO DENTAL NÃO RESOLVE


Infelizmente, existem algumas situações em que o clareamento dental não vai alcançar o efeito desejado. Segundo o especialista, manchamentos dentro da estrutura dental, como as alterações congênitas ou alterações provocadas por medicamentos, são alguns exemplos. Nesses casos a opção é apostar em outras técnicas para tornar o sorriso mais branco. “As mais difundidas atualmente são os laminados cerâmicos que consiste no recobrimento da superfície dental com uma finíssima lâmina de cerâmica, tão finas que se tornaram conhecidas como lentes de contato dental”.

Fonte: Sorrisologia 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio