Clareamento dental devolve a cor natural dos dentes?


Muitas pessoas têm dúvida se o clareamento dental deixa o seu sorriso mais branco ou se traz aquela antiga cor de volta.

Quando se pensa em dentes mais brancos o clareamento dental é um dos tratamentos mais procurados. Também, pudera! O procedimento não é invasivo e traz ótimos resultados para o sorriso de qualquer pessoa. Em compensação, uma das grandes dúvidas a respeito desse processo é o quanto o dente fica mais claro. Explicaremos a ação do branqueamento nos dentes.

COMO FUNCIONA O CLAREAMENTO NOS DENTES

O processo desse tratamento estético ocorre diretamente nas partículas escuras presas nos dentes. “O clareamento dental age através de uma reação de oxidação dos pigmentos que atravessaram o esmalte e se alojaram na dentina, se combinando e formando os cromóforos. A partir da quebra desses cromóforos ocorre o branqueamento dos dentes”. Isso significa que os dentes retornam à sua cor original, já que o procedimento ocorre nos pigmentos e não na estrutura dental.

TEM LIMITE DE CLAREAMENTO DO DENTE?

A tonalidade máxima do clareamento varia de paciente para paciente. Isso porque o procedimento remove os pigmentos depositados no dentes. Logo, o que aparece após o clareamento é a cor original da estrutura dental, o que varia em cada pessoa. “Vale ressaltar que essa diferença de cor entre os dentes das pessoas que fizeram o clareamento é muito tênue e muitas vezes só é perceptível a olhos profissionais”.

OUTRAS FORMAS DE CLAREAR O SORRISO

Também há outras formas de recuperar a cor natural dos dentes. Em alguns casos uma boa limpeza bucal feita de forma rigorosa pode ajudar. O dentista explica que as cores são comprimentos de onda refletidos pelas superfícies, logo, sua percepção depende também do observador.
Nas situações em que o paciente tem má higiene oral, doença periodontal com sangramento gengival e biofilme bacteriano, apresenta-se uma espécie de cobertura sobre os seus dentes. “A remoção dessa ‘massa’ deixa o esmalte livre para refletir a luz, o que dá a sensação de clareamento. De fato, houve, mas de uma forma bastante grosseira. É como lavar um carro branco depois de uma viagem no barro”, exemplifica.

QUANDO O CLAREAMENTO DENTAL NÃO RESOLVE


Infelizmente, existem algumas situações em que o clareamento dental não vai alcançar o efeito desejado. Segundo o especialista, manchamentos dentro da estrutura dental, como as alterações congênitas ou alterações provocadas por medicamentos, são alguns exemplos. Nesses casos a opção é apostar em outras técnicas para tornar o sorriso mais branco. “As mais difundidas atualmente são os laminados cerâmicos que consiste no recobrimento da superfície dental com uma finíssima lâmina de cerâmica, tão finas que se tornaram conhecidas como lentes de contato dental”.

Fonte: Sorrisologia 






Comentários

Localização

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais
Seu aparelho tem que ter a nossa marca

Postagens mais visitadas