Pular para o conteúdo principal

Clarear os dentes durante a gravidez pode ser arriscado?

Durante a gestação é preciso pensar por dois, por isso, pondere tudo sobre o clareamento dental antes de pensar em fazê-lo

A culpa não é sua se o desejo por doces e comidas com corantes esteja ainda mais frequente durante a gravidez, certo? Agora, se os dentes estão ficando cada vez mais amarelados por causa dos seus hábitos alimentares, é importante procurar um profissional para descobrir como resolver o problema estético. Para isso, será que o clareamento dentário é realmente uma técnica segura durante a gestação? Entenda mais sobre o assunto.

AS OPÇÕES DE CLAREAMENTO DENTAL

Em geral, existem duas técnicas de clareamento para deixar o sorriso ainda mais branquinho: a feita no consultório, com o dentista, e a feita em casa, também com a supervisão profissional. Em determinados casos, é possível, inclusive, aliar as duas técnicas e conseguir um efeito mais claro de forma progressiva e igualmente satisfatória. A escolha do método mais adequado é feita sempre respeitando as necessidades do paciente e a opinião do profissional.

MAS E DURANTE A GRAVIDEZ, EXISTEM RISCOS?

Médicos e dentistas afirmam não existirem provas de que o clareamento representa algum risco para a mãe ou para o bebê. "Entretanto, o problema é que também não há dados suficientes para comprovar que se trata de um procedimento seguro durante a gestação".

Tanto na técnica caseira como na feita a laser - nos consultórios -, as substâncias utilizadas provocam um processo oxidante nos dentes. Quanto a essa oxidação, ainda não se sabe ao certo se ela oferece algum risco para gestante e/ou seu filho. Sendo assim, a precaução parece ser o melhor caminho a ser seguido.

TALVEZ SEJA MELHOR ESPERAR

Por não ser um consenso entre os profissionais da área, e se tratar de um problema estético e não patológico, a recomendação mais prudente é que a paciente espere mais um pouco. "Até depois do parto ou após o desmamar do bebê, para que o tratamento seja o mais seguro possível".

Sendo assim, até que esse momento mais adequado chegue, continue investindo em bons hábitos de higiene e não deixe de escovar os dentes sempre após as refeições. É possível diminuir - e muito - as manchas e amarelamento com utensílios já conhecidos, como a escova de dente, o creme dental e os enxaguantes. Investir na sua saúde bucal também é investir em um sorriso ainda mais bonito.

Fonte: Sorrisologia 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio