Pular para o conteúdo principal

Cuidados indispensáveis para quem fez implante dentário



Voltar a se sentir confiante depois de reabilitar um sorriso é uma sensação incrível, não é? Assim é quem fez o procedimento de implante dentário. Aquele suporte de metal feito de titânio colocado bem no osso maxilar, abaixo da gengiva, que substitui a raiz. Se você pensa em aderir, é importante entender que, após a colocação desse parafuso, alguns cuidados precisam ser rigorosamente seguidos. Explicaremos todas as cautelas que o paciente devem ter depois do procedimento.

OS CUIDADOS SE ASSEMELHAM AOS DA EXTRAÇÃO DENTÁRIA

Você e seu dentista decidiram que o implante é a melhor solução para reabilitar o seu sorriso. Agora, chegou o momento de descobrir os cuidados após a cirurgia. E eles não podem ser deixados para lá. As medidas se assemelham muito aos de uma extração do siso, por exemplo. "As principais delas são o repouso, uso de gelo nas primeiras 48h, evitar pressões intra-bucais (bochechos, cuspe, canudos) e principalmente tomar as medicações nos horários recomendados".

SAIBA O QUE FAZER EM CASO DE INCHAÇO E SANGRAMENTO

Pode não parecer normal para você, mas é bem comum após procedimentos cirúrgicos os pacientes terem inchaços e pequenos sangramentos locais. O inchaço consegue atingir seu maior volume após dois dias da operação e depois começa a regredir. Por isso, o gelo só deve ser aplicado nesse momento. "Se houver persistência de edemas ou sangramentos, o dentista deve ser comunicado para avaliar o motivo real, que pode ser por alguma infecção ou reação medicamentosa, por exemplo, e assim tomar as medidas cabíveis".

UM CARDÁPIO EXCLUSIVO NOS PRIMEIROS DIAS

Nas primeiras 48h, logo após a colocação do implante, o profissional indica alimentos frios, líquidos ou bem pastosos como açaí, sorvete, vitaminas e sucos. Depois desse período a alimentação gelada pode ser suspensa, mas é importante que o paciente evite alimentos mais duros ou que possam machucar a região implantada. Esses primeiros cuidados são fundamentais para ter um tratamento de sucesso. “É quando se inicia o processo de cicatrização e assim evitamos processos inflamatórios, infecciosos e há um maior conforto no pós-operatório, evitando maiores morbidades”.

A SAÚDE BUCAL PRECISA SER MAIS ACOMPANHADA

O dia a dia do paciente não é alterado em nada depois da colocação do implante dentário. Só é necessário ir ao dentista periodicamente para o acompanhamento e manutenção, de acordo com cada paciente. Quanto à higiene bucal, existem algumas medidas de mudam, dependendo do seu caso. Com os implantes unitários, que atinge apenas um dente, a higienização é feita da mesma forma que em um dente natural, com escovação e fio.


Quando o assunto são as próteses múltiplas, a união de vários elementos dentários ou próteses totais fixas sobre implantes, a higiene é mais complementada. “Costumamos indicar, além da escovação convencional, o uso de escovas interdentais e fio dental super floss, pois precisam atingir as áreas onde a forma convencional não consegue limpar adequadamente”. Seguindo essas recomendações à risca, é possível ter um sorriso implantado e sadio por muito mais tempo.

Fonte: Sorrisologia 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio