Pular para o conteúdo principal

Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates


Chegou a época do ano que os amantes de chocolate mais gostam: a páscoa. É quase que inevitável ficar longe dessa guloseima. Por onde passa você vê aquelas vitrines recheadas de barras, bombons e dos famosos ovos. Com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a higiene bucal e o aparecimento de cáries. Para comemorar um feriado próspero e com muitos sorrisos em família, vamos ensinar o melhor jeito de aproveitar a páscoa sem esquecer da saúde dos dentes.

COMO SABOREAR A PÁSCOA DA MELHOR FORMA

Não é só a criançada que se derrete por um chocolate nessa época. Os adultos também devem ficar de olho nesse consumo. A páscoa passa e o açúcar nos dentes fica se não houver uma boa limpeza. "O cuidado principal é higiene bucal feita de forma adequada no mínimo três vezes ao dia, lembrando que em crianças menores de 6 anos um adulto que deve sempre realizar as escovações". Apenas comer doces não aumenta o acúmulo de placa, mas é a falta de escovação que prejudica o sorriso. "Quando já temos um acúmulo de placa e aumentamos a ingestão de açúcar, aí sim aumentamos o risco também para o desenvolvimento de lesões cariosas".

A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL PÓS-CHOCOLATE

Ter uma alta ingestão de açúcar entre as principais refeições é bem ruim para a saúde bucal das crianças e adultos, mas não significa que se comer tudo de uma vez não estará fazendo o mesmo mal. Pode-se comer alimentos açucarados até seis vezes em um dia. "Depois das principais refeições, querer comer um docinho e logo em seguida realizar a higiene bucal adequada com um dentifrício fluoretado não trará risco de desenvolvimento de cárie".

DEFINA UM HORÁRIO PARA DEVORAR O CHOCOLATE

É preciso controlar todo esse açúcar escolhendo os horários para comer o chocolate, como uma guloseima após o almoço, por exemplo. "É melhor ofertar o chocolate como sobremesa após as principais refeições, pois assim conseguiremos ter um controle melhor no processo de desmineralização e remineralização das estruturas dentária".

POR UMA PÁSCOA MAIS FELIZ: ESCOVE SEUS DENTES

As pessoas comem muito mais doces nesta época do ano e é importante vigiar o consumo para manter a boca longe de problemas. "Elas podem sim comer seus chocolates, mas desde que seja de maneira regrada e reforçando a higiene bucal dos pequenos". Existem os cremes dentais com ação antibacteriana que formam um escudo protetor na superfície dos dentes, te deixando longe das doenças causadas pela evolução da placa, como a cárie e a gengivite, e deixando sua boca muito mais saudável e com hálito gostoso por muito mais tempo. Mantenha bons hábitos em qualquer data do ano.

Fonte : Sorrisologia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio