Pular para o conteúdo principal

Implante dentário: é possível ter complicações após o procedimento?


Saiba mais sobre os riscos e formas de se proteger de eventuais problemas com o novo sorriso

A falta de um ou mais dentes, que antes atrapalhava o dia a dia das mais variadas formas, finalmente poderá ser resolvida. Ao pesquisar sobre as vantagens do implante dentário, a lista de benefícios parece não ter fim, não é? Mas por mais empolgante que um novo sorriso possa ser, é importante ter bastante atenção aos riscos que envolvem o procedimento para que tudo saia conforme o esperado. 

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO

Implantar um dente, de fato, é uma das melhores opções para recuperar a função e estética do elemento que estava em falta na cavidade oral. Na teoria, o processo é simples de ser explicado: por meio de uma cirurgia são colocadas raízes artificiais de metal dentro do osso, logo abaixo da gengiva, que funcionarão como suporte para a prótese dentária. Para que tudo dê certo, no entanto, é preciso que alguns passos sejam seguidos pelo dentista e pelo paciente.

PARA CADA CASO, CUIDADOS DIFERENTES

Na prática, Paulo conta que existem várias possibilidades cirúrgicas para reabilitações com implantes. “O que acontece é que alguns casos são mais complexos e apresentam mais chances de complicações pós-operatórias”, explica o dentista. Segundo ele, nessas situações, cabe ao profissional escolher a melhor técnica cirúrgica e os protocolos corretos. Já ao paciente, cabe seguir a risca as orientações pós-operatórias indicadas para minimizar quaisquer problemas.

É POSSÍVEL PERDER O IMPLANTE?

O dentista conta que, atualmente, o índice de sucesso da implantodontia supera 98%. O número, apesar de bem alto, também deixa claro que existe a possibilidade, ainda que pequena, de que algo não saia como o esperado. "Os motivos podem ser, entre outros, por falta de estabilidade e aquecimento do tecido ósseo durante a instalação do implante. Ambos podem prejudicar a cicatrização e com isso levar à sua perda”, esclarece.

OS RISCOS

Tudo deve ser levado a sério em todas as etapas. O especialista explica que contaminações e infecções são ameaças tanto durante quanto após o procedimento e, por isso, devem ser combatidas com cuidados redobrados. “Se as suturas abrirem dias depois da cirurgia, por exemplo, o especialista deve ser comunicado imediatamente, já que infiltrações bacterianas locais e infecções são riscos reais”, ressalta.
Na relação de riscos, no entanto, é possível tirar uma preocupação da lista: se existe algum temor quanto a rejeição do corpo ao implante dentário, o material utilizado é biocompatível, confeccionado em titânio com alto grau de pureza e, portanto, bem recebido pelo organismo.

PREVINA-SE DE PROBLEMAS

É importante lembrar que a prevenção começa ainda antes da cirurgia. No consultório, por exemplo, todo material usado deve ser esterilizado. O paciente também faz sua parte usando medicamentos que agem diretamente na gengiva e mucosas, mas sempre com a orientação do profissional. Esse procedimento é importante para que nenhuma contaminação aconteça e surpresas desagradáveis sejam evitadas.

Já no pós-operatório, o dentista ainda reforça a importância do uso correto de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Outro detalhe essencial é fazer sempre uma boa higiene e deixar a boca livre de perigos durante a cicatrização.

 Por fim, vale reforçar: o bom resultado depende um pouco de cada parte envolvida, por isso, siga todo o protocolo prescrito pelo profissional.

Fonte: Sorrisologia 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio