Pular para o conteúdo principal

Confira 20 dicas para os cuidados após a cirurgia na Boca. (Extrações, Enxertos e Implantes)


Passar por uma cirurgia é um momento de muita ansiedade para a maioria das pessoas, seja uma cirurgia mais simples ou mais complexa, essa tensão é normal e quando se fala em cirurgia no dentista essa tensão aumenta, mas seguindo algumas recomendações você pode transformar esse período pôs cirúrgico num momento mais tranquilo.

Se você passou ou vai passar por uma cirurgia na boca, seja de uma simples extração de uma raiz até uma cirurgia maior de enxertos com implantes, alguns cuidados devem ser seguidos à risca para garantir que a cirurgia tenha um bom resultado e que o período pôs cirúrgico seja o mais confortável possível.

Aqui estão 20 dicas para que essa recuperação seja mais agradável 

1 - Evite falar muito.

2 - Ficar em repouso o maior tempo possível nos 3 primeiros dias.

3 - Não ficar exposto ao sol, evite atividades físicas e evite banhos muito quentes nos 5 primeiros dias.

4 - Prefira os alimentos gelados ou frios para prevenir possíveis sangramentos.

5 - A alimentação deve ser líquida ou pastosa mornas/frias nos 2 primeiros dias, fracionadas de 3 em 3 horas.

6 - Tome água à vontade, pois a hidratação é cuidado importante.

7 - Não faça movimentos de sucção. Utilize um copo para beber.

8 - Higienizar a área operada, sempre na frente do espelho, utilizando corretamente o fio dental e a escova de dentes com cerdas macias.

9 - Utilizar um cotonete embebido de água filtrada ou enxaguante bucal sem álcool para remover os restos de alimentos que ficam retidos nos pontos.

10 - Não bochechar vigorosamente nos 4 primeiros dias. Apenas lave a boca com água, banhando a área operada cuidadosamente e cuspa para remover a espuma da pasta de dentes.

11 - Não fique cuspindo por qualquer motivo.

12 - Nos 2 primeiros dias, colocar compressas geladas próxima à região operada, utilizando um saco plástico e grande quantidade de gelo.

13 - Não passe a língua, dedo ou qualquer objeto na área operada.

14 - Em casos de sangramento excessivo e contínuo (hemorragias), morder a região operada com gaze estéril.

15 - É normal a sensação de gosto de sangue com saliva na boca, e o sangramento pequeno na primeira noite, podendo inclusive manchar a roupa de cama. Para evitar que isso ocorra, durma com 2 travesseiros.

16 - Se for fumante, tente não fumar ou ao menos reduza a quantidade de cigarros até a cicatrização do corte.

17 - Não tome bebidas alcoólicas de nenhuma espécie.

18 - A prescrição medicamentosa deve ser seguida à risca e os horários das medicações devem ser rigorosamente respeitados.

19 - Não deixe de comparecer à consulta de retorno para a remoção dos pontos e avaliação da cicatrização.


20 - Não dê ouvidos a qualquer conselho doméstico. Não tome nenhum medicamento por conta própria. O seu cirurgião-dentista é o profissional mais habilitado para resolver suas dúvidas.

Fonte: Sorrisologia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio