Pular para o conteúdo principal

Passo a passo de como clarear os dentes em casa



Não estar satisfeito com o sorriso pode atrapalhar em muitos fatores na vida de alguém, como sorrir ou ter uma boa conversa com amigos. Na maioria das vezes as pessoas sentem-se incomodadas com a cor, mas isso pode ser revertido com um método fácil: o clareamento dental caseiro

Você provavelmente deve ter pensado que o procedimento não precisava da opinião de um dentista, não mesmo? Engano seu. Toda e qualquer mudança que atinge seu universo bucal precisa ser aprovada pelo profissional, mesmo que o tratamento não seja realizado especificamente no consultório dentário. Acompanhe o passo a passo e saiba como deixar os seus dentes branquinhos.

PRIMEIRO PASSO: VÁ AO DENTISTA

Na primeira consulta. "Um exame clínico detalhado para ver se o paciente tem cáries, problemas gengivais, erosão, abrasão". Para clarear os dentes, o paciente não pode ter nenhuma dessas complicações e antes de passar pelo branqueamento, é preciso tratar de todas elas. Depois disso, na mesma consulta, o dentista inicia a produção da ferramenta necessária. "Ele faz o molde superior e inferior para que, sobre os moldes em gesso (cópias das arcadas dentárias), seja confeccionada uma moldeira de acetato".

Em seguida, o profissional tira algumas fotos iniciais para fazer a comparação de antes e depois do clareamento. Já na segunda consulta, o dentista ajusta a moldeira na boca do paciente e entrega, junto com o acessório, uma seringa com o gel clareador.

PREPARE-SE PARA O CLAREAMENTO CASEIRO

O segundo passo é deixar seu sorriso pronto para receber o clareamento dental. "É preciso fazer um preparo prévio como profilaxia para limpeza dos dentes e para saúde gengival, assim como eventuais restaurações provisórias, caso algum dente não esteja em condição adequada para receber este tratamento". Viu só? Não é tão simples quanto parece. Vá ao dentista e se prepare, mesmo que o clareamento seja caseiro.

COMO FAZER O CLAREAMENTO CASEIRO?

Após todo esse processo prévio, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer o clareamento. Separe a moldeira e coloque a quantidade de gel clareador indicada pelo seu dentista. Com o acessório já encaixado nos dentes, deixe o produto agir por, aproximadamente, uma hora todos os dias. A duração do tratamento vai depender de como você quer deixar seu sorriso. "Dependendo da cor dos dentes, o clareamento caseiro pode levar de 2 a 3 semanas". Durante este processo, toda semana são feitas consultas com o especialista para acompanhar a eficácia e ocorrência de possíveis efeitos colaterais.

AGORA QUE CLAREOU, CUIDE BEM DO SEU SORRISO

Para manter o efeito White depois do clareamento, é importante praticar algumas medidas. A principal: "Escovar ou enxaguar os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas com muito corante". Entre 6 meses a dois anos do clareamento, um retoque poderá ser necessário. Essa manutenção vai variar de acordo com os hábitos do paciente. "Pessoas que fumam ou consomem muitos alimentos pigmentados poderão necessitar mais cedo de uma manutenção, que geralmente é feita em duas ou três noites de forma caseira ou uma sessão no consultório".

SIGA O PASSO A PASSO

1) Vá ao dentista e converse sobre a possibilidade do clareamento dental caseiro.

2) Em seguida, o profissional vai realizar um exame visual para saber se seus dentes estão prontos para receber o produto clareador.

3) Antes do clareamento, o dentista fará uma profilaxia dentária.

4) Em casa, com a moldeira e o gel clareador, você dará início ao procedimento, realizando-o todos os dias por uma hora ou mais ( depende da orientação do dentista) . O tratamento costuma durar, em média, de uma a três semanas.

5) Depois disso, cuide bem do seu sorriso realizando uma boa higiene bucal e evitando o contato de alimentos e bebidas pigmentadas com seus dentes.

Fonte: Sorrisologia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio