O que é o aparelho ortodôntico fixo? Conheça mais sobre esse acessório


Você tem a necessidade de alinhar seus dentes? O aparelho ortodôntico fixo é ideal para essa correção, seja por motivos estéticos ou funcionais.

Só de pensar na possibilidade de precisar usar aparelho dentário fixo você já fica preocupado? Quem já faz tratamento ortodôntico sabe que esse acessório é como qualquer outro na sua vida. Essa é só mais uma fase passageira que trará muitos benefícios para o seu sorriso e para a sua autoestima. Até porque, a boa saúde bucal não se resume a ter apenas dentes brancos e sem cáries, né? Aqui vamos acabar de vez com todas as suas dúvidas.

O QUE É O APARELHO FIXO, AFINAL?

O aparelho ortodôntico fixo geralmente é usado quando é preciso alinhar os dentes do paciente, seja por motivos estéticos ou por motivos funcionais. "O tratamento busca sempre uma maior harmonia no sorriso e na oclusão". A instalação é feita com pequenas peças (braquetes) que podem ser de diferentes materiais, como metal, safira ou porcelana. A movimentação dentária desejada fica por conta dos arcos inseridos nesses braquetes.

TIPOS DE APARELHO ORTODÔNTICO FIXO

A ortodontia possui diversas opções para corrigir a oclusão dentária.Os mais utilizados são os 'colados' na parte da frente dos dentes, podendo ser autoligados ou convencionais. "Os convencionais são aqueles com braquetes que utilizam borrachinhas, na maioria das vezes, coloridas para prender o arco". Já o autoligado não precisa desse elemento para prender o arco e pode ser metálico ou transparente. Além desses, há os aparelhos que são colocados na face lingual dos dentes, isto é, na parte de dentro dos dentes, sendo totalmente estético já que não fica visível.

O MODELO INFLUENCIA NO RESULTADO?

Todos os modelos têm praticamente o mesmo efeito na correção dentária. A tecnologia aliada aos estudos já mostram que os aparelhos fixos que utilizam braquetes convencionais aos poucos serão substituídos pelos autoligados. As movimentações dentárias neste tipo exercem um menor atrito entre o braquele e o arco já que não utilizam a borrachinha. "Eles apresentam uma melhor resposta biológica por ter menos atrito, exercendo forças mais leves, sendo assim melhor para as estruturas ósseas e dentárias". Além disso, é mais fácil manter a higiene por não acumular resíduos embaixo das borrachinhas.

COMO É O PROCEDIMENTO PRÉ-APARELHO? 

Antes do processo do tratamento ortodôntico é muito importante que seja realizada uma radiografia panorâmica para verificar a condição óssea e das raízes dos dentes. Fazer uma avaliação das condições clínicas para analisar gengiva, restaurações, dentes, músculos e estruturas do sistema mastigatório também é importante. "Tudo deve ser avaliado e estudado antes do início do tratamento". Além disso, a profissional indica uma boa limpeza e, em alguns casos, uma aplicação de flúor antes de colocar o aparelho ortodôntico fixo.

Fonte: Sorrisologia





Comentários

Localização

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais
Seu aparelho tem que ter a nossa marca

Postagens mais visitadas