Pular para o conteúdo principal

Qual é a diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental?


Tanto as facetas de porcelana quanto as lentes de contato dentais têm um poder transformador no sorriso. As técnicas, entretanto, possuem algumas diferenças

Você decidiu mudar seu sorriso para melhor, dar um tom mais estético. Mas aí pintou a dúvida sobre a melhor técnica para seus dentes. Ficou sabendo por um amigo a respeito da colocação de facetas de porcelana, e certa vez leu sobre lentes de contato dental. E agora, quais são exatamente as diferenças entre elas? Listamos as principais vantagens e distinções desses tratamentos.

FACETAS DE PORCELANA X LENTES DE CONTATO

As facetas de porcelana são capinhas feitas de cerâmica com sete milímetros de espessura. Elas são cimentadas nas faces frontais dos dentes para melhorar a aparência do sorriso. "Geralmente, necessita fazer desgastes nos dentes para fazer pequenas correções dentárias, além de clarear dentes escurecidos e manchados previamente a colocação das facetas".

Já as lentes possuem uma diferença no momento da colocação. "São capas ultrafinas de cerâmica com cerca de 0,2 a 0,4 mm de espessura, minimamente invasiva, ou seja, com pequeno desgaste ou nenhum desgaste destinadas a branquear os dentes e /ou corrigir a estética".

QUAL É A MAIS INDICADA?

Tudo vai depender da sua necessidade dentária. A lente, por exemplo, é mais indicada para correções. "Como fechamento de diastemas, aumento do comprimento dos dentes, largura e arredondamento de ângulos". Ela é tão fininha que parece transparente, por isso ganhou o nome de lente de contato dental. Interessante né? Por outro lado, a faceta é indicada para quem não está satisfeito com a cor do seu sorriso ou está incomodado com aquele dente girado ou desalinhado. Para chegar numa decisão, converse com seu dentista antes, combinado?

OS BENEFÍCIOS DAS FACETAS E LENTES

As vantagens das duas técnicas são bem idênticas e quem optar em fazer qualquer uma, sairá no lucro com um belo conjunto de dentes.

- Rapidez de tratamento, que leva, em média, três consultas .
- Baixa manutenção, até por que a porcelana não altera a cor.
- A longevidade da técnica que costuma durar de 10 a 15 anos ou muito mais.

OUTROS CUIDADOS COM SEU NOVO SORRISO

Os cuidados também são parecidos após ambos os procedimentos. O paciente precisa ter o mesmo carinho que tem com os dentes naturais. "Evitar mastigar alimentos muito duros, evitar roer unhas e não usar os dentes para abrir embalagens". Quem tem qualquer tipo de bruxismo precisa ser orientado a usar uma placa de relaxamento e fazer uso da Toxina Botulínica nos músculos da mastigação. Não esqueça de dedicar uma boa higiene bucal para seu sorriso. "Umas das principais causas do insucesso após estes procedimentos e a má higienização dental e os hábitos parafuncionais ( roer unhas, rangir dentes, etc).

Fonte: Sorrisologia 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio