Pular para o conteúdo principal

Dentes moles: 4 coisas que você precisa saber sobre a troca de dentição na infância

Se você tem alguma dúvida sobre esse momento, veio ao lugar certo. 

Se os pais são de primeira viagem, o momento em que os dentes de leite dos pequenos começam a amolecer já acende um sinal de alerta. Na teoria tudo parece simples, mas e se algo não sair conforme o planejado, o que fazer? Saiba que é perfeitamente normal que dúvidas pairem no ar, mas fique tranquilo.

1 - OS DENTES PRECISAM SER EXTRAÍDOS EM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO?

Não necessariamente. É comum que o pai ou a mãe ache mais seguro levar os filhos ao dentista para retirarem os dentes quando estiverem bem molinhos, mas essa não é uma regra. “O processo de queda/erupção na maioria das vezes ocorre sem problemas e pode acontecer dentro de casa”.
Em alguns casos específicos a extração deve ser feita por um profissional. “Atualmente, com o avanço nas pesquisas de células tronco, existem empresas que fazem a armazenagem dos dentes e, para isso, a exodontia precisa ser realizada em consultório por um dentista credenciado”.

2 - O QUE FAZER QUANDO PASSA O TEMPO DE ARRANCAR O DENTE E ELE ENDURECE DE NOVO?

Sim, isso realmente pode acontecer, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. “O processo fisiológico normal intercala momentos em que o dente de leite amolece e endurece”. Ainda assim, nos casos em que o dente de leite não caiu e o definitivo já irrompeu a gengiva é altamente recomendado procurar um odontopediatra, até mesmo para evitar um mal posicionamento do permanente.

3 - EXISTE ALGUM MÉTODO NÃO ACONSELHÁVEL PARA ARRANCAR OS DENTES?

O que não faltam são conselhos: avós, tios e conhecidos sempre têm uma técnica infalível para arrancar o dentinho que está prestes a cair, não é? Sobre esses métodos, o mais adequado vai variar de criança para criança.
O mais importante, no entanto, é fazer da forma menos traumática e mais tranquila que conseguir. A dica é, na dúvida, procurar sempre um dentista, ele será a melhor pessoa para orientar se é de fato a hora certa para extração ou não. “Por vezes a ansiedade dos pais é maior que a necessidade de intervenção”.

4 - QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES COM A ALIMENTAÇÃO ENQUANTO O DENTE ESTÁ MOLE?

Apesar de ser uma dúvida apropriada para o momento, por incrível que pareça, a consistência do alimento inserido na dieta não interfere de forma significativa. A maior preocupação, na verdade, é a hora da limpeza bucal. “O crucial é não descuidar da higiene, pois o medo de ‘machucar o dente’ pode fazer a criança evitar passar a escova naquela região, levando a uma gengivite”.

RECADO DO PROFISSIONAL


Ainda que não exista uma regra válida para todos os casos: encare essa fase da maneira mais tranquila possível. “Lembro-me até hoje dos meu dentes de leite perdidos, seja em casa com a minha mãe ou no consultório da dentista! Em ambas situações tudo foi muito tranquilo e tenho ótimas recordações da época. A troca dos dentes deve acontecer de forma leve. Por que não celebrá-la? As crianças adoram!”.

Fonte: Sorrisologia





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio