Pular para o conteúdo principal

Carie de Mamadeira


Durante a gravidez a mamãe se prepara para a chegada do bebê e produz um alimento especial: o leite materno. A amamentação natural é fundamental! Neste período o bebê supre todas as suas necessidades, não precisando inclusive beber água. Cabe lembrar, que o ato de amamentar é um momento especial tanto para a mãe quanto para a criança, pois mãe e filho fazem uma troca de sentimentos nobres como carinho, amor e tranqüilidade, além de proporcionar um desenvolvimento físico muito saudável a este novo ser.

A criança que mama no peito até os 06 meses de idade, tem uma possibilidade menor de adquirir hábitos de sucção não nutritivos, como a sucção do dedo e da chupeta, do que aquelas que são amamentadas com mamadeira. Existem bebês, que por inúmeros fatores não conseguem ser amamentados no peito materno, e por isso partem de imediato para o uso da mamadeira. Devemos ressaltar a importância do uso de bicos ortodônticos, que nada mais são do que bicos mais anatômicos que imitam o seio materno, possuindo furos de tamanho compatível com a idade do bebê.

Não existe nenhuma restrição sobre o aleitamento materno e mesmo a amamentação noturna com mamadeira, quando o bebê for menor que 06 meses de idade. Neste caso, o aleitamento pode ser usado em livre demanda.

Após a erupção dos primeiros dentes, que ocorre por volta dos 06 meses de idade, o aleitamento e a amamentação noturna devem começar a ser controlados para que o desmame ocorra por volta dos 12 meses, onde os incisivos já estão erupcionados e a criança deverá iniciar a fase de mastigaçã
o. Esta fase é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da arcada dentária da criança, além de trabalhar a musculatura necessária posteriormente para o desenvolvimento da fala desta criança. Quando a mãe persiste com a amamentação no peito ou com as mamadeiras durante a madrugada com grande frequência e sem qualquer tipo de higiene, é que temos o grande risco da cárie de mamadeira (foto).

A mãe deve sempre evitar oferecer o leite de madrugada, porque esse é o momento de descanso da criança e ela não precisa mamar, pois neste caso ela estará induzindo a criança a um hábito vicioso e nocivo para os dentes deste bebê. Além disso, algumas vezes o leite vem adoçado com açúcar e achocolatados permanecendo em contato com os dentinhos por um tempo prolongado, podendo aumentar a probabilidade de causar a "perigosa" cárie de mamadeira.

Ela é uma cárie aguda, extremamente agressiva, provoca muita sensibilidade, de evolução rápida, ocasionando grande destruição dos dentinhos num curto espaço de tempo. É uma doença que pode afetar a criança no primeiro ano de vida.

Clinicamente ela se inicia com manchas esbranquiçadas nos incisivos superiores e inferiores, que mais tarde se não removido o hábito, podem vir a formar grandes cavidades(cárie), muitas vezes comprometendo a polpa desses dentinhos e destruindo sua coroa clínica.

Outros fatores que podem determinar o aparecimento da cárie de mamadeira são:
- o aleitamento irrestrito durante o dia/noite;
- adoçar a chupeta com mel ou açúcar para que a criança acalme e adormeça;
- consumo excessivo de suco de laranja na mamadeira durante o dia todo.

Para que esta cárie seja evitada é de suma importância que a limpeza comece com a erupção dos primeiros dentes(06 meses), principalmente à noite após a última mamada, que deverá ser feita com gaze ou fralda embebida em água filtrada ou outra solução a ser prescrita pelo Odontopediatra.

Essa limpeza deverá seguir até 18 meses de idade e/ou quando da completa erupção dos primeiros molares decíduos, onde a escovação, deverá se iniciar através de escovas infantis com cerdas macias, principalmente para higienizar as superfícies oclusais desses dentes (primeiros molares decíduos).

Portanto a mamãe orientada pelo Odontopediatra, poderá estar fazendo o uso racional da mamadeira, associada à uma higiene correta, proporcionando ao seu filho a alimentação com o prazer da sucção juntamente com uma perfeita saúde dental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio