Pular para o conteúdo principal

Implante - Carga Imediata


Carga Imediata
Carga imediata é uma técnica de reabilitação usada há mais de 10 anos com sucesso, e hoje com os constantes avanços tecnológicos, encontra se ao alcance de todos.

Ela consiste na instalação dos implantes e colocação de prótese na mesma cirurgia, sem a necessidade de esperar que ocorra cicatrização, e difere do método convencional, onde se esperaria a cicatrização para começar a fase laboratorial protética.

O tratamento convencional teria o tempo de duração aproximado de 5 à 8 meses até a finalização da prótese. Somente a partir daí é que o paciente começaria a mastigar e se alimentar normalmente. Já com o referido método, carga imediata, o procedimento tem seu início e seu fim em apenas alguns dias.

Para se fazer a carga imediata, é necessário um estudo prévio do paciente. Através de um molde serão avaliados criteriosamente todos os detalhes de sua mordida (oclusão), além de fatores de saúde em geral descritos em um longo questionário. Deverá ser estudado detalhadamente todo o aspecto ósseo em termos de quantidade e qualidade, o que determinará toda a possibilidade de executar a cirurgia para instalação de implantes.

Porém o ato cirúrgico é determinante para dar seqüência aos trabalhos, pois os implantes devem ficar estabilizados (ancorados) com máxima resistência ao osso.

Caso a cirurgia não promova esta tal estabilidade dos implantes, que se deve ao fato de o osso não oferecer a resistência esperada, a carga imediata deve ser abortada, interrompida, e o paciente sairá com uma prótese total (dentadura), pois os implantes não suportarão tal carga, devendo-se esperar o tempo estipulado para a cicatrização, e posteriormente, a utilização dos implantes para reabilitação, com maior segurança e previsibilidade.

A realização do procedimento envolve um grupo de pessoas que trabalham quase com exclusividade para o paciente.

Como já mencionado, a fase cirúrgica e protética leva alguns dias, mas dependendo da complexidade do caso pode ser realizada em um único dia. Nesse período, o paciente deve ficar exclusivamente à nossa disposição, pois as provas devem ser realizadas de imediato tão logo fiquem prontas.

É importante observar que o procedimento é bastante cansativo ao paciente, o qual deve-se abster de compromissos sociais e profissionais, inclusive porque ele ficará desprovido de seus dentes ou usando apenas as próteses que possui.

Mas vale lembrar que é compensador o esforço para mastigar e sorrir novamente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio