Pular para o conteúdo principal

Bruxismo

O bruxismo, também conhecido como briquismo, é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono. Uma patologia semelhante é observada em alguns pacientes mesmo quando acordados, o apertamento diurno, relacionado ao stress.

Conseqüências do bruxismo:

O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar na destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Pode ser dividido em:

  • Cêntrico — Ato de apertar os dentes, e

  • Excêntrico — Ato de apertar os dentes e movimentar a mandíbula lateralmente (ranger de dentes).

Em muitos casos se faz necessário o uso de dispositivos interoclusais (placas) para evitar o desgaste dos dentes e diminuir possíveis dores na articulação.

Como saber se tenho bruxismo?

O bruxismo é um hábito inconsciente para muitas pessoas, as quais podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como tratar o bruxismo?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. O dentista pode ajudar a determinar a fonte potencial de seu bruxismo, fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes. Com base no grau dos danos causados aos seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

  • O uso de um dispositivo quando dormir: Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

  • Encontrando meios de relaxamento: A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e é necessário procurar alguma forma de relaxamento - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, aplicar calor úmido no lado de sua face poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

  • Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida: Uma mordida anormal, na qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigida com ajuste oclusal (desgates seletivos, restaurações, coroas ou ortodontia).

Fonte

http://www.sorrisonovo.odo.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio