Pular para o conteúdo principal

Curiosidade: Creme Dental com Fluor


Atenção à quantidade usada é muito importante
Creme dental com flúor também pode ser usado por crianças menores de dois anos. A orientação é dada pela Associação Brasileira de Odontopediatria desde 2009 e neste ano foi endossada pela Sociedade Americana de Pediatria. Até alguns anos atrás, a recomendação dos dentistas era evitar que crianças menores, e que ainda não sabem cuspir, ingerissem a substância para não haver risco do desenvolvimento de fluorose – que são manchas brancas nos dentes causadas pela ingestão exagerada de flúor.
A avaliação mais recente é que, usado na medida certa, o creme dental com flúor traz mais benefícios do que possíveis prejuízos. Essa quantidade segura é de meio grão de arroz cru (0,05 g) para os bebês menores, que têm até oito dentes na boca, e de um grão inteiro (0,1 g) para os maiores, mas que ainda não sabem cuspir. Para as crianças que já sabem cuspir, a quantidade recomendada é equivalente a um grão de ervilha (0,3 g).
“O bebê, aos dez meses, normalmente já tem contato com açúcar. Então, ele precisar usar o creme dental com flúor. Se usar sem, não terá proteção alguma”, explica o presidente da ABO, Paulo Rédua. De acordo com ele, não é necessário mais de três escovações por dia. As mais importantes são após o café da manhã e antes de dormir.
E se o bebê ainda dorme enquanto mama — no peito ou na mamadeira? Para esses casos, Rédua recomenda que os dentes da criança sejam escovados antes de ela mamar. De acordo com ele, o açúcar do leite materno ou mesmo em pó — a lactose — demora para se acidificar e, com a proteção do flúor, é pouco provável que esse leite facilite a formação de uma cárie.
Mais perigosos que as mamadas noturnas são os lanches açucarados e fora de hora. Além de aumentar o risco de a criança ficar com sobrepeso, as comidinhas doces também ameaçam os dentes. “ A cárie é uma doença que não depende apenas do consumo de açúcar, mas da frequência do uso. Se a ingestão de produtos açucarados se limitar a 3 ou 4 vezes por dia, ou seja, às refeições principais, os episódios de desmineralização [perda mineral] dos dentes não serão maiores que os de remineralização [ganho mineral]”, explica Rédua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Aparelho móvel: por quanto tempo ele deve ser usado após a retirada do aparelho fixo?

Depois de longos meses ou até mesmo anos usando seu aparelho fixo,  o tratamento finalmente chegou ao fim . Você pensa que então está livre para sempre desse acessório… Mas não é bem assim! Agora é preciso utilizar o aparelho móvel, recomendado após o tratamento ortodôntico para manter os resultados alcançados . Depois de tanto tempo de sacrifício, melhor garantir a duração do seu sorriso perfeito, né? Quanto tempo será que é necessário o uso de aparelho? APARELHO MÓVEL GARANTE SUCESSO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO Também conhecido como contenção ortodôntica móvel ou aparelho móvel de contenção , esse item é muito indicado após a finalização e remoção do aparelho fixo. Tanto no uso do  aparelho fixo estético , quanto no autoligado ou metálico convencional. “Qualquer terapia de tratamento com aparelhos fixos será complementada com aparelhos de contenção , com o intuito de manter os resultados atingidos pós tratamento”. Muitos estudos já indicam que a estabilidade do tr...

Meu aparelho ortodôntico está me machucando. O que devo fazer?

Todos os dias, você sente aquela pecinha do aparelho incomodando a sua boca. O desconforto é tanto que fez um machucado na região e  agora qualquer contato é motivo de muita dor . Que situação chata, né? Mas o que deve ser feito? O primeiro passo - e mais importante - é não deixar para lá e procurar ajuda de um profissional. Pensando nisso, indicamos algumas medidas que podem acabar com o problema. DESCUBRA O QUE ESTÁ CAUSANDO O MACHUCADO Embora seja uma situação desconfortável,  é comum que o aparelho cause alguns incômodos no início do tratamento . Isso normalmente acontece porque os bráquetes criam um atrito na mucosa. Outro cenário acontece quando a ponta de um fio que não foi cortado fere a bochecha. De qualquer maneira, uma lesão causada por estruturas do aparelho possui diversos significados. " O paciente deve procurar seu ortodontista para uma avaliação e correção do problema".   O QUE FAZER PARA ACABAR COM O INCÔMODO? Não existe um mét...