Pular para o conteúdo principal

ODONTOLOGIA SEM DÚVIDAS: Escovar os dentes ajuda a evitar ataque cardíaco

ODONTOLOGIA SEM DÚVIDAS: Escovar os dentes ajuda a evitar ataque cardíaco:


O hábito de escovar os dentes pode reduzir o risco de uma pessoa sofrer derrames ou ataques do coração, de acordo com pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos.


Os cientistas descobriram que as pessoas que sofrem de problemas nas gengivas estão mais sujeitas a desenvolver aterosclerose – a formação de placas duras no interior das artérias.


A aterosclerose pode levar a um derrame ou a um ataque cardíaco.


Os cientistas avaliaram a quantidade de bactérias presentes nas bocas de 657 pessoas que não tinham um histórico de derrames ou ataques cardíacos.


Eles também mediram a espessura da artéria carótida – que levam o sangue do coração até o cérebro – dos pacientes.


O resultado foi que as pessoas que tinham um nível mais alto da bactéria que causa problemas na gengiva, como a doença periodontal, também apresentaram a carótida mais espessa, mesmo levando em conta outros fatores de risco cardiovascular.


Explicação


Os pesquisadores também descobriram que a relação só existe com a bactéria que causa problemas na gengiva, e não com outras que podem ser encontradas na boca.


Os cientistas disseram que a explicação para a correlação dos dois problemas pode ser o fato de que a bactéria se movimenta pelo corpo por meio da correnta sangüínea e, desta maneira, estimula o sistema imunológico, causando inflamações que resultam no entupimento das artérias.


A relação entre maus hábitos de higiene bucal e problemas vasculares já havia sido sugerida anteriormente, mas o chefe da equipe de pesquisadores, Moïse Desvarieux, da Universidade Columbia, afirma que o estudo fornece as evidências mais contundentes até o momento.


"Como as infecções da gengiva são evitáveis e podem ser tratadas, o fato de cuidar de sua saúde bucal pode muito bem ter um impacto importante na sua saúde cardiovascular", disse ele.


"O estudo mostra a importância de escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta de dente com flúor", concordou um porta-voz da Associação Dental da Grã-Bretanha.


fonte: BBC Brasil



'via Blog this'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Confira 10 dicas para ter um Sorriso saudável

O sorriso é o nosso cartão de visitas, por isso, é necessário manter alguns cuidados básicos para garantir a saúde bucal. O desejo de ter dentes perfeitos e sadios pode ser alcançado com hábitos muito simples e visitas regulares ao dentista. Confira abaixo dez recomendações para ter um sorriso  saudável. 1 – Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, após as principais refeições. A escovação deve ser feita de maneira suave, sem usar muita força, para não danificar os dentes e machucar as gengivas; 2 – Durante a higienização, escove também a língua, porque ela retém boa parte das bactérias alojadas na boca; 3 – Use  fio dental , pois a escova não alcança os espaços entre os dentes, que ficam repletos de bactérias; 4 – Não tente abrir embalagens com os dentes, para não desgastá-los ou fazer com que eles lasquem; 5 – Faça um check-up periódico no dentista. A recomendação é visitar o dentista a cada seis meses; 6 – Tenha uma alimentação sem excessos de açú...

Por quanto tempo vou usar aparelho dentário? É possível acelerar o tratamento ortodôntico?

O objetivo final de um tratamento ortodôntico  é sempre proporcionar uma boa condição funcional e estética para o paciente . Para alcançar isso existem vários caminhos, mas a meta principal nunca deve ser esquecida. Muitas vezes, para atingir os resultados esperados, o processo acaba demorando um pouco mais, o que pode acabar sendo um incômodo. Será que é possível acelerá-lo? TRATAMENTO ORTODÔNTICO: APLICAÇÃO DE FORÇA E MOVIMENTAÇÃO DOS DENTES Basicamente, o tratamento ortodôntico se constitui como a movimentação dos dentes através da aplicação de uma força sobre eles . “Estas forças provocam modificações no ligamento periodontal causando reabsorção de osso de um lado do dente, nas áreas de pressão, e a posição de osso do outro lado, nas áreas de tensão”. A maneira de aplicar a força, no entanto, pode variar muito. Podem ser usados aparelho fixos tradicionais,  alinhadores móveis ortodônticos , ou ainda a própria força da língua batendo nos dentes. “Não impo...