Pular para o conteúdo principal

Dia das Mães: gerando vida e saúde bucal

Dia das Mães: gerando vida e saúde bucal:


Os cuidados com a saúde bucal da mãe e do bebê durante a
gestação podem fazer a diferença por toda a vida

Uma das maiores demonstrações de amor de mãe para filho é cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. No Dia das Mães, comemorado no próximo dia 13, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta para a importância que toda mãe deve ter com a saúde bucal de seu filho, que deve começar cada vez mais cedo, ainda durante a gestação. Afinal, os rumos da saúde começam a ser definidos cedo, na gravidez, pela boca da mãe.
Durante a gestação, a futura mamãe já deve começar a tomar os primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê. Mesmo ainda no útero, ainda em formação, ele merece uma atenção especial, garantindo sorrisos saudáveis durante toda a vida. A grávida deve incluir na sua rotina médica um pré-natal odontológico, com ações preventivas que costuma ser realizado por dois profissionais: um odontopediatra, responsável pelas orientações quanto aos cuidados com a saúde da criança, e um clínico, que vai atender a mãe e o núcleo familiar.
Ao contrário do que muitos pensam, a gravidez não pode ser impedimento para que a mulher cuide de sua saúde bucal. Não há restrições quanto a tratamentos. As alterações hormonais típicas da gravidez deixam as gengivas mais suscetíveis a problemas nos vasos capilares e nos tecidos, a atenção deve ser ainda maior. Se há alguma negligência, como o descuido da higienização oral, por exemplo, além de prejudicar a sua saúde, a futura mamãe pode causar problemas que afetam a criança. Uma infecção na boca pode se espalhar e prejudicar o bebê.
Na visita, o odontopediatra orienta a mulher quanto à interação dos seus hábitos com a formação do bebê. No quarto mês de gestação, por exemplo, começam a se formar as papilas gustativas da criança, e a alimentação da mãe nesse período terá grande influência na predisposição do filho a determinados tipos de alimento, por isso, deve-se ter cuidado com a ingestão de doces durante a gravidez, entre outras coisas.

Após o nascimento
Ao nascer, a criança precisa voltar ao consultório odontológico, desta vez, para que as condições da formação da boca sejam avaliadas. “Se o único alimento do bebê é o leite materno, não há necessidade de higienização oral, já que a borra que o leite forma na boca da criança é importante para o desenvolvimento de imunidades”, diz a consultora da ABO em Odontopediatria, Silvia Chedid. Caso seja utilizada mamadeira ou outros artifícios, a higiene oral deve ser feita com gaze ou algodão.
A próxima visita ao cirurgião-dentista deve acontecer quando o primeiro dente nascer, para que novas orientações sejam dadas. “A partir desse momento, a higienização oral precisa ser feita, e há vários métodos para isso. O mais aconselhável é o uso de escovas específicas para o bebê, para já estimular o hábito da escovação. Como não há controle da ingestão de creme dental nessa idade, devem-se utilizar aqueles que tenham quantidades mínimas de flúor”, recomenda a especialista. A partir daí, os especialistas recomendam que mãe e filho visitem o cirurgião-dentista semestralmente, até o final da adolescência, garantindo melhor saúde bucal e sorrisos para toda a vida.
 



'via Blog this'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio...

Video de Cirurgia de Implantes com Carga Imediata

Aviso Video com cenas de cirurgia, nao aconselhado para menores de 12 anos. Vou tentar descrever os procedimentos que aocntecem no video. 00:00 -Paciente com problema periodontal, foi indicada a extraçao de todos os dentes superiores e colocaçao de implantes; 00:33 - Extraçao dos dentes, note que foi deixado os ultimos dentes de cada lado 01:49 - Prova do guia cirurgico e inicio das perfuraçoes 02:16 - Instalaçao do primeiro implante 03:50 - Todos os implantes posicionados 04:08- Instalacao dos componentes proteticos 04:14 - Preenchimento com osso particulado 05:29 - Sutura 05:46 - Registro da mordida 06:04 - Analise dento facial para confecçao da protese 06:28 - Moldagem 06:45 - Cilindro de proteçao 07:23 - Instalaçao da protese Lembrando que nem todos os casos sao possiveis de se fazer a carga imediata.