Pular para o conteúdo principal

Dia das Mães: gerando vida e saúde bucal

Dia das Mães: gerando vida e saúde bucal:


Os cuidados com a saúde bucal da mãe e do bebê durante a
gestação podem fazer a diferença por toda a vida

Uma das maiores demonstrações de amor de mãe para filho é cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. No Dia das Mães, comemorado no próximo dia 13, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta para a importância que toda mãe deve ter com a saúde bucal de seu filho, que deve começar cada vez mais cedo, ainda durante a gestação. Afinal, os rumos da saúde começam a ser definidos cedo, na gravidez, pela boca da mãe.
Durante a gestação, a futura mamãe já deve começar a tomar os primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê. Mesmo ainda no útero, ainda em formação, ele merece uma atenção especial, garantindo sorrisos saudáveis durante toda a vida. A grávida deve incluir na sua rotina médica um pré-natal odontológico, com ações preventivas que costuma ser realizado por dois profissionais: um odontopediatra, responsável pelas orientações quanto aos cuidados com a saúde da criança, e um clínico, que vai atender a mãe e o núcleo familiar.
Ao contrário do que muitos pensam, a gravidez não pode ser impedimento para que a mulher cuide de sua saúde bucal. Não há restrições quanto a tratamentos. As alterações hormonais típicas da gravidez deixam as gengivas mais suscetíveis a problemas nos vasos capilares e nos tecidos, a atenção deve ser ainda maior. Se há alguma negligência, como o descuido da higienização oral, por exemplo, além de prejudicar a sua saúde, a futura mamãe pode causar problemas que afetam a criança. Uma infecção na boca pode se espalhar e prejudicar o bebê.
Na visita, o odontopediatra orienta a mulher quanto à interação dos seus hábitos com a formação do bebê. No quarto mês de gestação, por exemplo, começam a se formar as papilas gustativas da criança, e a alimentação da mãe nesse período terá grande influência na predisposição do filho a determinados tipos de alimento, por isso, deve-se ter cuidado com a ingestão de doces durante a gravidez, entre outras coisas.

Após o nascimento
Ao nascer, a criança precisa voltar ao consultório odontológico, desta vez, para que as condições da formação da boca sejam avaliadas. “Se o único alimento do bebê é o leite materno, não há necessidade de higienização oral, já que a borra que o leite forma na boca da criança é importante para o desenvolvimento de imunidades”, diz a consultora da ABO em Odontopediatria, Silvia Chedid. Caso seja utilizada mamadeira ou outros artifícios, a higiene oral deve ser feita com gaze ou algodão.
A próxima visita ao cirurgião-dentista deve acontecer quando o primeiro dente nascer, para que novas orientações sejam dadas. “A partir desse momento, a higienização oral precisa ser feita, e há vários métodos para isso. O mais aconselhável é o uso de escovas específicas para o bebê, para já estimular o hábito da escovação. Como não há controle da ingestão de creme dental nessa idade, devem-se utilizar aqueles que tenham quantidades mínimas de flúor”, recomenda a especialista. A partir daí, os especialistas recomendam que mãe e filho visitem o cirurgião-dentista semestralmente, até o final da adolescência, garantindo melhor saúde bucal e sorrisos para toda a vida.
 



'via Blog this'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Confira 10 dicas para ter um Sorriso saudável

O sorriso é o nosso cartão de visitas, por isso, é necessário manter alguns cuidados básicos para garantir a saúde bucal. O desejo de ter dentes perfeitos e sadios pode ser alcançado com hábitos muito simples e visitas regulares ao dentista. Confira abaixo dez recomendações para ter um sorriso  saudável. 1 – Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, após as principais refeições. A escovação deve ser feita de maneira suave, sem usar muita força, para não danificar os dentes e machucar as gengivas; 2 – Durante a higienização, escove também a língua, porque ela retém boa parte das bactérias alojadas na boca; 3 – Use  fio dental , pois a escova não alcança os espaços entre os dentes, que ficam repletos de bactérias; 4 – Não tente abrir embalagens com os dentes, para não desgastá-los ou fazer com que eles lasquem; 5 – Faça um check-up periódico no dentista. A recomendação é visitar o dentista a cada seis meses; 6 – Tenha uma alimentação sem excessos de açúcares, po