Pular para o conteúdo principal

Adesivo em seu dente vai avisar quando você estiver adoecendo - odontoBLOGia

Adesivo em seu dente vai avisar quando você estiver adoecendo - odontoBLOGia:


Enquanto algumas pessoas pensam apenas em colocar piercings nos dentes ou fazerclareamento dentário, os cientistas vêem nos dentes um sensor indescritível para a saúde dos seres humanos.
Graças a sensores feitos de Grafeno (um dos materiais mais resistentes já desenvolvidos, um tipo de folha de carbono) seria possível detectar quando microorganismos nocívos entrassem em contato com os seres humanos.

Grafeno: Muito prazer!
Segundo o pesquisador Mike McAlpine “É preciso um número muito pequeno de bactérias para deixá-lo doente. Detectá-las o mais rápido possível é o nosso objetivo”.
O vídeo abaixo exemplifica o sensor em um dente de vaca quando alguém expira sobre a superfície de grafeno.
O supersensores de Grafeno poderiam ser utilizados em guerras (não me surpreendem esses americanos…) para detectar quando soldados estão expostos a gases nocívos, em hospitais para detectar superbactérias, em alimentos para detectar se estão adequados para o consumo, verificar a correta esterilização de materiais, as bactérias envolvidas no processo de cárie e doença periodontal etc..
Os sensores de grafeno são colocados sobre um filme de seda e implantado sobre uma superfície. O filme de seda que é feito de proteínas se dissolve, deixando o sensor de grafeno indolor colado no lugar.
A idéia dos pesquisadores é diminuir ainda mais o tamanho dos sensores para que possam efetivamente serem “colados” em dentes humanos.

via: odontoblogia

'via Blog this'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Meu aparelho ortodôntico está me machucando. O que devo fazer?

Todos os dias, você sente aquela pecinha do aparelho incomodando a sua boca. O desconforto é tanto que fez um machucado na região e  agora qualquer contato é motivo de muita dor . Que situação chata, né? Mas o que deve ser feito? O primeiro passo - e mais importante - é não deixar para lá e procurar ajuda de um profissional. Pensando nisso, indicamos algumas medidas que podem acabar com o problema. DESCUBRA O QUE ESTÁ CAUSANDO O MACHUCADO Embora seja uma situação desconfortável,  é comum que o aparelho cause alguns incômodos no início do tratamento . Isso normalmente acontece porque os bráquetes criam um atrito na mucosa. Outro cenário acontece quando a ponta de um fio que não foi cortado fere a bochecha. De qualquer maneira, uma lesão causada por estruturas do aparelho possui diversos significados. " O paciente deve procurar seu ortodontista para uma avaliação e correção do problema".   O QUE FAZER PARA ACABAR COM O INCÔMODO? Não existe um mét...

Aparelho móvel: por quanto tempo ele deve ser usado após a retirada do aparelho fixo?

Depois de longos meses ou até mesmo anos usando seu aparelho fixo,  o tratamento finalmente chegou ao fim . Você pensa que então está livre para sempre desse acessório… Mas não é bem assim! Agora é preciso utilizar o aparelho móvel, recomendado após o tratamento ortodôntico para manter os resultados alcançados . Depois de tanto tempo de sacrifício, melhor garantir a duração do seu sorriso perfeito, né? Quanto tempo será que é necessário o uso de aparelho? APARELHO MÓVEL GARANTE SUCESSO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO Também conhecido como contenção ortodôntica móvel ou aparelho móvel de contenção , esse item é muito indicado após a finalização e remoção do aparelho fixo. Tanto no uso do  aparelho fixo estético , quanto no autoligado ou metálico convencional. “Qualquer terapia de tratamento com aparelhos fixos será complementada com aparelhos de contenção , com o intuito de manter os resultados atingidos pós tratamento”. Muitos estudos já indicam que a estabilidade do tr...