Pular para o conteúdo principal

Adesivo em seu dente vai avisar quando você estiver adoecendo - odontoBLOGia

Adesivo em seu dente vai avisar quando você estiver adoecendo - odontoBLOGia:


Enquanto algumas pessoas pensam apenas em colocar piercings nos dentes ou fazerclareamento dentário, os cientistas vêem nos dentes um sensor indescritível para a saúde dos seres humanos.
Graças a sensores feitos de Grafeno (um dos materiais mais resistentes já desenvolvidos, um tipo de folha de carbono) seria possível detectar quando microorganismos nocívos entrassem em contato com os seres humanos.

Grafeno: Muito prazer!
Segundo o pesquisador Mike McAlpine “É preciso um número muito pequeno de bactérias para deixá-lo doente. Detectá-las o mais rápido possível é o nosso objetivo”.
O vídeo abaixo exemplifica o sensor em um dente de vaca quando alguém expira sobre a superfície de grafeno.
O supersensores de Grafeno poderiam ser utilizados em guerras (não me surpreendem esses americanos…) para detectar quando soldados estão expostos a gases nocívos, em hospitais para detectar superbactérias, em alimentos para detectar se estão adequados para o consumo, verificar a correta esterilização de materiais, as bactérias envolvidas no processo de cárie e doença periodontal etc..
Os sensores de grafeno são colocados sobre um filme de seda e implantado sobre uma superfície. O filme de seda que é feito de proteínas se dissolve, deixando o sensor de grafeno indolor colado no lugar.
A idéia dos pesquisadores é diminuir ainda mais o tamanho dos sensores para que possam efetivamente serem “colados” em dentes humanos.

via: odontoblogia

'via Blog this'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Confira 10 dicas para ter um Sorriso saudável

O sorriso é o nosso cartão de visitas, por isso, é necessário manter alguns cuidados básicos para garantir a saúde bucal. O desejo de ter dentes perfeitos e sadios pode ser alcançado com hábitos muito simples e visitas regulares ao dentista. Confira abaixo dez recomendações para ter um sorriso  saudável. 1 – Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, após as principais refeições. A escovação deve ser feita de maneira suave, sem usar muita força, para não danificar os dentes e machucar as gengivas; 2 – Durante a higienização, escove também a língua, porque ela retém boa parte das bactérias alojadas na boca; 3 – Use  fio dental , pois a escova não alcança os espaços entre os dentes, que ficam repletos de bactérias; 4 – Não tente abrir embalagens com os dentes, para não desgastá-los ou fazer com que eles lasquem; 5 – Faça um check-up periódico no dentista. A recomendação é visitar o dentista a cada seis meses; 6 – Tenha uma alimentação sem excessos de açúcares, po