Pular para o conteúdo principal

Etapas do clareamento dental: você sabe quais são?


O clareamento dental é o tratamento odontológico mais procurado pelos pacientes. A busca por um sorriso perfeito não é nova, mas hoje em dia os meios de consegui-lo já são muito mais avançados. Quando se percebe que os dentes estão amarelados ou manchados, caprichar na higiene bucal é a primeira atitude a ser tomada. Em alguns casos, no entanto, apenas a limpeza adequada já não é capaz de deixar os dentes brancos. Nessa situação, o clareamento pode ser a solução perfeita! 

Você pensa em realizar esse tratamento? 

Conheça mais sobre as etapas dele.

POR QUE CLAREAR OS DENTES?

Dentes brancos e saudáveis podem fazer grande diferença na vida de uma pessoa. Além de um belo sorriso aumentar a autoestima, quando as pessoas realizam o procedimento costumam passar a se preocupar mais com a higiene bucal, pois querem conservar os resultados. “Desde que realizado por profissionais habilitados, o clareamento não traz prejuízos à saúde, apenas alegrias”.

CONHEÇA AS ETAPAS DO CLAREAMENTO DENTAL

Quando você decide que precisa clarear seus dentes, existe mais de uma opção disponível para atingir o resultado desejado. Uma das alternativas é a técnica de Clareamento de Auto aplicação Assistida, conhecida normalmente como clareamento caseiro. “Nesse processo, uma moleira é confeccionada a partir de moldes dos dentes do paciente e o gel clareador é aplicado nela”, explica ele. O dentista indicará o tempo pelo qual ela deverá ser utilizada, mas o tratamento costuma durar em torno de uma a quatro semanas.
Já no clareamento realizado no consultório, as etapas são diferentes. “Nesse caso, após a proteção da gengiva com uma barreira gengival o gel é aplicado sobre os dentes”, esclarece o profissional. Segundo ele, normalmente são necessárias três sessões em média para completar o procedimento.

ALGUNS CUIDADOS PRECISAM SER TOMADOS ANTES DO TRATAMENTO

Antes de começar o tratamento, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiramente, a saúde bucal deve ser avaliada. Cáries e infiltrações em restaurações não podem existir, além disso é necessário apresentar saúde gengival. “Fissuras no esmalte, infiltrações, dentina exposta e outros fatores que possam comprometer o clareamento devem ser solucionadas antes de se iniciar o tratamento”, afirma.
Caso não seja possível solucionar esses problemas, o procedimento não deve ser realizado. “O clareamento também não é recomendado para pessoas que tenham feito recentemente cirurgia de gengiva, esteja com inflamação do tecido gengival ou que tenham reações alérgicas ao produto”, completa.

NADA DE BEBIDAS COM CORANTE DURANTE O TRATAMENTO

Após passar por essa etapa sem encontrar nenhuma restrição, o tratamento pode ser iniciado. Mas durante o processo algumas recomendações também precisam ser seguidas! Elas serão indicadas pelo dentista que estiver realizando ou acompanhando o clareamento. Entre elas “evitar um alto consumo de substâncias com corantes, como café, vinho tinto, refrigerantes a base de cola, açaí entre outros”.

Fonte: Sorrisologia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio