Pular para o conteúdo principal

5 gifs que traduzem o sentimento de quem acabou de descobrir que vai usar aparelho ortodôntico


Em uma das consultas de rotina com seu dentista, nas quais costuma realizar limpeza e passar flúor nos dentes, ele te dá uma notícia: você vai precisar usar aparelho ortodôntico.

Você até já imaginava que esse momento poderia chegar. Mil pensamentos passam pela sua cabeça. “Vou ter que mudar todos os meus hábitos”, você pensa. Mas não é bem assim!

Fizemos uma lista com 5 GIFs que traduzem seu sentimento nesse momento.

1) VOU TER QUE DEIXAR DE COMER COISAS BOAS

Quando se inicia o tratamento ortodôntico, alguns hábitos realmente precisam mudar. Evitar alimentos duros ou grudentos, por exemplo, é uma atitude importante para conservar a manutenção do aparelho e evitar problemas. Doces como jujubas, chicletes e caramelos, além de alimentos mais duros como pipocas, amendoins e nozes podem fazer com que os braquetes se soltem. “Não vou poder comer nada de bom”, você deve estar pensando. Mas não é bem assim! As mudanças não precisam ser tão drásticas. Existem outros alimentos como as carnes macias e até mesmo o sorvete, que podem ser consumidos sem problemas! Mas não se esqueça que manter uma alimentação equilibrada é importante não só para a saúde bucal, mas de forma geral.

2) A HIGIENE BUCAL VAI DAR MUITO TRABALHO...

É normal sentir um pouco de preguiça ao pensar no momento da higiene bucal. Realmente, pode ser que nos primeiros dias você encontre um pouco de dificuldade de realizá-la. Mas sem pânico! A limpeza não é tão difícil assim. E existem alguns aliados que podem te ajudar nesse momento como a escova interdental e o passa fio. A escova possui um formato que facilita a limpeza dos resíduos que ficam presos ao redor do braquete, e o passa fio facilita puxar o fio dental entre os dentes passando pelo fio ortodôntico, tornando esse momento bem mais rápido. Além disso, a escova ortodôntica tem um formato ideal para quem usa aparelho!

3) NUNCA MAIS VOU SORRIR PARA UMA FOTO

O aparelho ortodôntico pode mudar bastante o sorriso de quem o utiliza. Mas não precisa ter vergonha dele por isso! Lembre-se que o tratamento terá como resultado um sorriso ainda mais bonito, com os dentes alinhados. Enquanto isso, o aparelho pode ser até mesmo um charme. Além disso, hoje em dia já existem aparelhos mais estéticos que não aparecem tanto assim. O aparelho invisível, por exemplo, é uma película transparente, que pode até mesmo ser removida para comer e escovar os dentes. Já o transparente, por sua vez, é fixo como o tradicional e só muda a sua cor, fazendo com que seja mais discreto. Nada mal né?

4) ESSE TRATAMENTO VAI DURAR PARA SEMPRE

Pode ser que você conheça alguém que ficou durante anos com aparelho, e por isso logo pensa que esse também vai ser o seu caso. Mas relaxa! Cada caso é um caso. Muitos fatores podem contribuir para a duração do tratamento, como o grau de complexidade e também o cuidado do paciente. Se você seguir corretamente as indicações do dentista e comparecer às consultas regularmente, já é meio caminho andado para que o tratamento não seja tão longo assim.

5) VOU SENTIR MUITA DOR!

Quando você colocar o aparelho, vai sentir um incômodo por algum tempo até que se acostume com ele. Mas sentir dor durante o tratamento não é normal! Se o incômodo não passar, não deixe de procurar o seu dentista. Existem também alguns acessórios que podem ajudar a proteger sua boca. A cera ortodôntica pode ser usada para proteger a mucosa contra ferimentos, e o protetor bucal deve ser usado caso você realize uma atividade física.


Fonte: Sorrisologia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio