Pular para o conteúdo principal

A cor da borrachinha do aparelho ortodôntico pode interferir no dia a dia do ambiente de trabalho?


O uso do aparelho ortodôntico está ligado à correção da posição dos dentes. Geralmente, os fixos são indicados para pacientes que necessitam de uma movimentação maior, tridimensionalmente. O tipo mais comum utilizado é de cor metálica, mas há outros, como o transparente por exemplo. No caso dos metalizados, é preciso usar as famosas borrachinhas coloridas. Entretanto, será que a cor delas pode trazer problemas no trabalho? Vamos explicar mais sobre esse item e dar dicas para você.

A FUNÇÃO DAS BORRACHINHAS DO APARELHO

Os elásticos do aparelho possuem diferentes tipos, espessuras e tamanhos diferentes. Cada um deles tem uma finalidade específica, como por exemplo corrigir a mordida e fechar espaços entre os dentes. Pensando nisso, a borrachinha do aparelho ortodôntico não está ali apenas para colorir o sorriso do paciente. Apesar do toque de cor aos dentes metalizados, a função dos elásticos é prender o fio ortodôntico, fazendo com que este não saia do lugar. O braquete do aparelho junto ao fio são de suma importância para o tratamento. Eles são responsáveis pela movimentação dos dentes, através da força e direção empregada pelo dentista.

AS CORES PARA O TRABALHO

As borrachinhas coloridas são caracterizadas por sua finura e aplicação ao redor dos braquetes. A paleta de cores é bastante variada, podendo contar com mais de 40 opções. A escolha fica totalmente a critério do paciente. Entretanto, se você está preocupado com o sorriso no dia a dia de trabalho, principalmente se o ambiente for mais formal, uma dica é escolher opções mais escuras, como o azul marinho ou roxo, por serem mais discretas. As tonalidades mais claras também são boas opções, mas é preciso maior cuidado com a alimentação, já que bebidas com corantes, como o vinho, e comidas condimentadas podem provocar manchas. Por isso, tenha a atenção redobrada!

OS CUIDADOS COM AS BORRACHINHAS NO SEU DIA A DIA

Não é preciso preocupar-se com a cor de suas borrachinhas. Assim como comentado anteriormente, a escolha fica nas suas mãos. Por isso, opte por aquela que você se sente mais à vontade. Porém, mais importante do que a escolha da cor é a manutenção e os cuidados que você tem com a estrutura do seu aparelho no seu dia. Se você for em algum almoço ou jantar de trabalho, a única dica é checar a limpeza do aparelho após comer, por precaução. Além disso, vale ressaltar os cuidados com o uso errado das multicoloridas, as de diferentes tamanhos e tipos, como estrelas e naipes de cartas. Durante um tempo, tornou-se moda utilizá-las, sendo trocadas aleatoriamente ou sem prescrição do dentista, o que podia vir a provocar movimentos excessivos e até a perda do dente.

A HORA DE TROCAR AS BORRACHINHAS

A troca das borrachinhas do aparelho deve ser feita uma vez por mês. Assim como esta, em qualquer uso de elásticos nos dentes somente o dentista é indicado para fazer a troca. Se alguma outra pessoa fizer a substituição, pode acontecer de maneira incorreta e atrapalhar o tratamento ortodôntico. O profissional sabe qual é a força limite que deve aplicar no movimento, o que não provocará danos irreversíveis à saúde bucal.

Fonte: Sorrisologia 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio