Pular para o conteúdo principal

Derrubamos 5 mitos sobre o uso de aparelho dentário


    Você recebeu o diagnóstico do seu dentista de que a partir de agora precisará usar aparelho fixo nos dentes. De imediato surgem muitas dúvidas e para completar, não faltam pessoas dando pitaco sobre como será a sua vida com esse novo item bucal. Entretanto, nem tudo o que dizem sobre esse tratamento ortodôntico é verdade. Derrubamos 5 mitos sobre o uso de aparelho dentário para te tranquilizar sobre essa nova fase. Vai dar tudo certo!

1- APARELHO DENTÁRIO E ÓCULOS NÃO COMBINAM

Quem disse? Talvez esse seja um dos mitos mais antigos quando se trata de aparelho ortodôntico. Se você também usa óculos, não esquente com isso. Até porque o aparelho dentário se tornou um acessório - assim como o óculos - com variações de modelos e para todos os gostos. Os aparelhos podem ser prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis. Então, um não tem nada a ver com o outro e ambos podem conferir estilo ao seu visual.

2- VOCÊ NÃO PODERÁ COMER MAIS NADA DO QUE GOSTA

Você não precisa cortar de vez da sua vida seus alimentos preferidos. Mesmo se eles forem amendoim, pipoca ou manga. É permitido comer de tudo, desde que você tome os devidos cuidados. A questão principal é que alguns dentistas aconselham evitá-los durante o tratamento, pois, com qualquer pequeno descuido você pode prejudicar e atrasar os resultados. Mas se a vontade estiver inevitável, coma sem medo! Apenas o faça com carinho e calma ao mastigar. Quer uma dica? Os alimentos mais duros devem ser cortados em pequenas partes para evitar danos aos braquetes. Além disso, a higienização completa após todas as refeições deve ser seguida rigorosamente.

3- VOCÊ NÃO PODERÁ PRATICAR ESPORTES

Se você adora praticar esportes e vai precisar usar aparelho ortodôntico, provavelmente se perguntou se não poderá mais reunir os amigos e jogar uma partida de futebol no fim de semana. De início, o uso de aparelho fixo não atrapalha os treinos esportivos. A única recomendação é em relação aos esportes de contato, como lutas, futebol e basquete, pois requerem mais cuidados. Importante lembrar que os protetores bucais já são indicados durante qualquer prática esportiva, para quem faz tratamento ortodôntico, essa orientação vale o dobro, certo?

4- OS DENTES FICARÃO MANCHADOS

O seu sorriso não ficará manchado apenas por usar aparelho dentário. Os dentes só ficam manchados caso você descuide da higiene bucal enquanto faz o tratamento ortodôntico. Acontece que o esmalte dental saudável é liso e brilhante. Se a limpeza oral for deixada de lado, os dentes podem ficar manchados por causa da ação de ácidos produzidos pela placa bacteriana que descalcificam o esmalte. Ou seja, a melhor prevenção é escovar os dentes corretamente durante todo o período.
5- FAZER A HIGIENE BUCAL É UM PESADELO

Se antes realizar a higiene bucal já era algo difícil, agora com o uso de aparelho dentário ficou pior? Não é bem assim. A limpeza oral em quem está fazendo tratamento ortodôntico não é nenhum bicho de sete cabeças. O único fator mais chatinho é o acúmulo de restos de alimentos entre os braquetes. Mas as mesmas regras para quem não utiliza aparelho valem para quem usa: atenção e cuidado no momento da higienização. Além disso, tendo todas as ferramentas corretas para esse momento, fica bem mais fácil. Dessa forma, sua saúde bucal fica em dia e longe de qualquer problema.

Fonte: Sorrisologia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio