Pular para o conteúdo principal

Como evitar a sensibilidade dentária causada pelo clareamento?


Conheça as formas de se proteger da sensibilidade e conquiste um sorriso branquinho e livre de problemas.

A proposta de um sorriso mais branco pareceu interessante e você logo começou a pesquisar sobre clareamento dentário. Depois de encontrar alguns depoimentos, a surpresa: mesmo em meio a ótimo resultados, algumas pessoas disseram apresentar sintomas de sensibilidade nos dentes por causa dessa técnica. Parece desanimador, não é? Mas antes de desistir, saiba que esse cenário pode - e deve - ser evitado. Dê mais uma chance ao tema e siga nossas recomendações.

O CLAREAMENTO DENTÁRIO

Ele é pensado para atender a parte estética dos dentes e, por isso, é realizado por um dentista capacitado. A finalidade do clareamento é harmonizar a coloração do sorriso e proporcionar a ele um toque mais iluminado. Agora, para que esse resultado seja alcançado, o procedimento pode ser feito de três maneiras: no consultório do dentista, em casa ou aliando as duas opções anteriores - mas, ainda assim, sempre com a orientação do profissional.

POR QUE OS DENTES FICAM SENSÍVEIS?

Durante ou após o tratamento, no entanto, pode acontecer de alguns pacientes terem uma sensação incômoda nos dentes. Os dentistas esclarecem que isso consegue ser explicado por alguns fatores, como a concentração do peróxido de hidrogênio presente no gel clareador, seu tempo de contato com o dente e até mesmo a aplicação de luz led ou laser durante as sessões. Mas seja qual for o motivo, é possível se proteger desse cenário.

FUGINDO DO PROBLEMA

Existem algumas formas de prevenir o surgimento ou agravamento da sensibilidade antes mesmo de iniciar o clareamento nos dentes. “Caso o paciente já sofra com o problema, é importante tratar antes de iniciar o clareamento. O protocolo para o procedimento pode conter o uso prévio de cremes dentais específicos para dentes sensíveis e este uso pode continuar durante e depois do tratamento”.

Outra maneira de se proteger é associar o clareamento realizado no consultório com o feito caseiro, com moldeiras individualizadas, em que a concentração do peróxido de hidrogênio é menor. “Tratamentos em que o paciente tenha um resultado progressivo e não instantâneo são menos agressivos. O ideal é eleger o que cause menos impacto na aplicação do produto clareador”.

NÃO É PRECISO DESISTIR DO TRATAMENTO


Por fim, é importante esclarecer: ainda que esse cenário de sensibilidade dentária seja uma possibilidade, ele não é uma regra. Você pode, sim, passar pelo clareamento sem ter que enfrentar esse problema. Para isso, o primeiro passo é não se aventurar com truques caseiros que prometem dentes mais brancos, e nem se arriscar colocando o sorriso nas mãos de profissionais sem conhecimento na área. Fuja dos riscos e garanta um sorriso ainda mais bonito e saudável.

Fonte: Sorrisologia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio