Pular para o conteúdo principal

Preciso Retirar Os Dentes Sisos Antes De Colocar Aparelho Ortodôntico?


Começar um tratamento ortodôntico vai exigir algumas medidas do paciente previamente. A partir daí, muitas dúvidas podem surgir, como quanto tempo esse processo vai durar, se vai sentir dor e quantas vezes vai ser necessário ir ao dentista, por exemplo. Outra questão que pode surgir é se é preciso retirar os dentes sisos antes de colocar o aparelho. Será? Nesse post vamos tirar algumas dúvidas mais frequentes de nossos pacientes.

O QUE TENHO QUE FAZER ANTES DE COLOCAR APARELHO ORTODÔNTICO?

Antes da colocação do aparelho o profissional irá solicitar toda a “documentação ortodôntica”, composta por radiografias e outros exames. “Esse cuidado é necessário para que sejam feitos o diagnóstico e planejamento ortodônticos corretamente”. O paciente deve passar por uma consulta com um dentista clínico para que seja feita uma avaliação da sua saúde bucal. Para fazer o tratamento com aparelho ortodôntico, ele não deve apresentar nenhuma lesão de cáries, inflamação gengival ou perda óssea, sem que essa já esteja tratada.

PRECISO RETIRAR OS DENTES SISOS ANTES DE COLOCAR O APARELHO ORTODÔNTICO?

Junto com a documentação ortodôntica, será recebida uma radiografia panorâmica. “Nela o ortodontista poderá também avaliar a posição do terceiro molar, chamado de dente do siso”. Dependendo da posição desse dente, haverá a necessidade ou não de realizar sua extração. Essa dúvida será respondida pelo seu dentista após a análise dessa radiografia.

DENTE SISO PODE RECEBER APARELHO ORTODÔNTICO?

A colagem de acessório ortodôntico não costuma ser indicada em dentes sisos. “Esse dente geralmente apresenta uma anatomia radicular e de coroa diferenciada”. No entanto, podem existir casos em que o paciente perdeu algum molar e o dente siso irá ocupar o espaço desse molar perdido anteriormente.
Caso o dente siso esteja em uma posição muito desfavorável, prejudicando algum movimento que seja necessário que o segundo molar faça, ele pode impedir o movimento. É possível, ainda que ocorra algum tipo de reabsorção radicular desse dente se sua posição estiver muito desfavorável. “Portanto, em casos que necessitamos distalizar(inclinar para trás) os molares superiores, na maioria das vezes precisamos pedir a extração para que o movimento possa ser feito”.

USO APARELHO ORTODÔNTICO E COMEÇO A TER PROBLEMAS COM O DENTE SISO. O QUE FAZER?


Caso o paciente já use o aparelho ortodôntico e apresente algum problema pontual no dente do siso, o ortodontista poderá solicitar uma nova radiografia panorâmica para avaliar a necessidade ou não de uma intervenção nesse dente. Essa solução poderá ser apenas uma movimentação ou a necessidade de extração.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio