Pular para o conteúdo principal

Elástico ortodôntico: quais casos são indicados o seu uso?



Grandes aliados do tratamento ortodôntico, os elásticos podem apresentar diferentes cores, tamanhos e funçõesSe você faz um tratamento com aparelho, é bem provável que vá precisar utilizar esses itens em algum momento. O uso dessas borrachinhas pode incomodar um pouco no começo, mas com certeza valerá a pena considerando todos os seus benefícios. 

Mas afinal, quais são eles? Nesse post  esclareceremos as vantagens do uso do elástico ortodôntico, além dos casos em que ele é indicado.

O QUE É O ELÁSTICO ORTODÔNTICO E QUAL É A SUA FUNÇÃO?

Elásticos ortodônticos são ligas elásticas, utilizadas normalmente nos aparelhos fixos. “Eles auxiliam na movimentação dos dentes e no estabelecimento de uma mordida correta”. Além de muitas cores, existem várias opções de elásticos com diâmetros e espessuras diferentes. Esses itens podem ser colocados em diferentes posições na cavidade oral, e a função que irão exercer vai depender disso. “O uso dos elásticos pode resultar em movimentos de dentes individuais, grupos de dentes ou até de ossos, na direção desejada pelo profissional”.

QUANDO SEU USO É INDICADO?

As indicações do uso de elástico em ortodontia podem ocorrer em muitos casos diferentes. “É raro um paciente passar pelo tratamento ortodôntico sem utilizá-lo”. O elástico pode ser indicado no início do tratamento, para corrigir dentes mais tortos; no meio dele, para encaixar a mordida corretamente; ou no final, para acelerar a remoção do aparelho estabelecendo o encaixe ideal dos dentes.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO USO DO ELÁSTICO ORTODÔNTICO?

Os uso dos elásticos acelera a movimentação ortodôntica, adiantando o tratamento. “Pacientes que utilizam os elásticos corretamente, conforme a indicação do ortodontista, geralmente têm um tratamento mais rápido e com melhores resultados”. Viu como eles são úteis? Portanto, para tirar logo seu aparelho e alinhar o seu sorriso, é importante usá-los de forma adequada.

HÁ CONTRAINDICAÇÕES PARA O USO DO ELÁSTICO?

A profissional explica que uma das contraindicações do elástico ortodôntico convencional é a 
alergia ao látex. Para solucionar esse problema, a indústria de materiais ortodônticos já desenvolveu elásticos sem esse material para serem utilizados por pacientes alérgicos.

Em outros casos, o uso indevido dos elásticos, sem controle do ortodontista, pode causar prejuízos graves para a saúde bucal do paciente. “O uso inadequado pode resultar em reabsorção de raiz, perda óssea, retração de gengiva, além de desequilibrar a mordida, pois movimenta os dentes para a posição errada”, alerta. Desse modo, seu uso deve ser necessariamente indicado e controlado pelo ortodontista.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio