Pular para o conteúdo principal

Mordida cruzada: como ela prejudica a saúde bucal?


Você provavelmente já ouviu falar em mordida cruzada. Será que você realmente sabe o que ela é? Nem sempre é fácil identificá-la, e sem tratamento, os danos para a sua saúde bucal podem ser grandes. Entre as causas desse quadro estão fatores genéticos ou hábitos adquiridos na infância, e quanto antes for tratado, maiores são as chances de ser revertido sem tratamentos mais invasivos. Para acabar com as dúvidas, explicaremos do que se trata esse problema e como ele pode ser prejudicial para o seu sorriso.

ENTENDA A MORDIDA CRUZADA

Perceptível em boa parte dos casos, esse problema atinge muita gente e é comum entre crianças. Mas afinal, o que é? “A mordida cruzada é uma maloclusão onde há um posicionamento invertido dos dentes”. Entender esse quadro é simples. O mais comum é que os dentes superiores ficam numa posição mais para dentro em relação aos inferiores. Mas, existem também outros casos de mordida cruzada, em que os dentes inferiores ocluem à frente dos superiores.

COMO A MORDIDA CRUZADA PODE PREJUDICAR A SAÚDE BUCAL?

Um perigo para o sorriso, a mordida cruzada pode causar vários problemas orais e extraorais. Se duradouro, esse quadro poderá resultar em um desgaste irregular e excessivo da superfície dental. “Outro problema comumente observado é a perda óssea em alguns dentes cruzados”, completa. Além disso, as articulações temporomandibulares (ATMs) podem ser afetadas caso o problema não seja corrigido rapidamente, portanto é importante iniciar o tratamento o mais cedo possível.

MORDIDAS CRUZADAS SÃO CORRIGIDAS COM TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS

O tratamento ortodôntico é a forma mais utilizada para correção das mordidas cruzadas. “O uso do aparelho ortodôntico deve ser realizado o mais precocemente possível, melhorando assim o prognóstico”. Dependendo do caso, podem ser utilizados aparelhos fixos ou móveis para a correção da mordida. Em quadros mais severos ou quando o tratamento demora para ser realizado, pode se tornar necessária uma intervenção cirúrgica simultânea ao tratamento com aparelho. Ela é chamada cirurgia ortognática e é feita pelo cirurgião bucomaxilofacial.
Para se proteger contra esse problema, o mais importante é desde cedo tornar as visitas ao dentista um hábito. Você pode observar em seu filho se a sua mordida está desencaixada, com os dentes superiores atrás dos inferiores, mas existem casos em que o problema não poderá ser constatado sem o auxílio de um profissional. As visitas a um dentista devem começar desde o nascimento, e ele poderá indicar a visita a um ortodontista assim que a dentição da criança estiver completa. Com esse acompanhamento, qualquer problema será rapidamente diagnosticado, facilitando o tratamento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio