Pular para o conteúdo principal

Bráquetes do aparelho ortodôntico: qual é a função deles?


Eles são acessórios fundamentais no tratamento ortodôntico. E para que o seu sorriso fique alinhado, todos os dentes precisam de um parecido. Os famosos ferrinhos ou tijolinho também conhecidos como bráquetes, enfeitam o seu cartão de visitas. Por outro lado, muito além da estética, eles possuem um papel importante nessa terapia. Você sabe qual é a função deles?

O PAPEL DO BRÁQUETE NO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Os bráquetes são pecinhas bem características quando falamos de tratamento ortodôntico. Eles podem ser feitos de metal, plástico ou cerâmica, dependendo do tipo de aparelho que você escolher. Eles também podem ser soldados às bandas ou colocados diretamente nos dentes. A função do bráquete é basicamente conectar o fio ortodôntico ao elemento dentário para realizar a movimentação da arcada, até alcançar o seu alinhamento.

A PEÇA É NECESSÁRIA EM TODOS OS CASOS?

Embora sejam bem famosas, essas estruturas são necessários apenas no aparelho fixo. “Os braquetes permitem, quando conectados aos fios, realizar movimentos dentais nos três planos do espaço”.. Por isso, são indicados para casos em que os dentes precisam se reposicionar com grande precisão. Alguns tratamentos, principalmente aqueles realizados nos dois lados da arcada, enfocam no ajuste ósseo dos maxilares. Nestes casos, os bráquetes podem não ser necessários.

PRATIQUE ALGUNS CUIDADOS COM ESSA ESTRUTURA

Quem faz uso do aparelho fixo, sabe que a higiene bucal é bem mais detalhada e, muitas vezes, acaba se tornando um desafio para o paciente que está iniciando o tratamento. "A utilização de bráquetes, bandas, fios e ligaduras ortodônticas dificulta a execução das medidas preventivas convencionais de higiene bucal, resultando no acúmulo de placa bacteriana", relata. Então, pessoas que estão passando por essa terapia devem ter um maior cuidado com a higiene.

Existem muitos produtos que podem ajudar a conter a proliferação de bactérias e deixar seus bráquetes e outros acessórios ortodônticos mais limpinhos. As escovas ortodôntica e interdental, e o passa fio que melhora o manejamento do fio dental, são algumas ferramentas que otimizam a sua limpeza. Usando todo esse kit da maneira correta, você consegue prevenir seu sorriso de doenças bucais e seguir com o tratamento de maneira saudável. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio