Pular para o conteúdo principal

Alimentos recomendados após a extração do dente siso


Na fase de transição da adolescência para a fase adulta os jovens acabam passando por muitas mudanças e uma delas é o nascimento dos sisos. Muitos chamam de dentes do juízo, pelo fato de eles começarem a dar seus primeiros sinais que vão nascer na idade de 15 a 18 anos e causam muita dor quando resolvem aparecer. Daí só há uma saída: extraí-los.

Os cuidados no pós-operatório são muito importantes, principalmente no que diz respeito à alimentação. Por outro lado, é justo nessa fase da vida que as pessoas querem comer de tudo sem pensar no amanhã. E agora? Pois é, parece complicado à beça. Mas foi pensando nisso reunimos dicas de uma boa alimentação para que você tenha uma recuperação rápida e tranquila após a extração.

SOPAS

Pode ser canja, de ervilha ou de legumes. É você quem manda! O importante é variar e experimentar à vontade. Sopa é o prato mais recomendado pelos dentistas nos primeiros dias após a extração do siso por ser fácil de ingerir. Só é preciso tomar cuidado com a temperatura, "Qualquer coisa muito quente pode causar dor, sangramento e complicar na cicatrização". Por isso, espere esfriar um pouco e quando estiver bem morninha, estará na temperatura certa para degustar sem medo.

LEGUMES

Após alguns dias você estará pronto para devorar alimentos mais sólidos. E nada melhor do que voltar a rotina com legumes. Além de nutritivos, esses alimentos são ótimos para serem ingeridos bem amassadinhos, como se fosse um purê. Experimente fazer com abóbora, batata ou mandioquinha. Fica uma delícia!

SORVETE

Em dias ensolarados ou não, um sorvetinho sempre cai bem quando queremos refrescar nossa boca. Porém, muito mais do que uma sobremesa gostosa, o sorvete alivia a dor e o inchaço do pós-operatório por ser bem geladinho, por isso, é sempre recomendado por profissionais. Que maravilha, né?

SUCOS E VITAMINAS

Tão coloridos e nutritivos, os sucos e vitaminas são um sucesso para o seu bem-estar e recuperação após a extração. Melhor ainda, você pode variar, misturar os sabores e bebê-los bem geladinhos. Além de refrescar, vai aliviar a dor e o inchaço da operação sem causar dor.
"Alguns pacientes têm dificuldades para abrir a boca pelo tempo que ficou aberta. Em alguns casos, eles apresentam o chamado trismo, que é a restrição na abertura da cavidade bucal ou da mobilidade mandibular". Mas fique tranquilo, nesses casos você pode fazer uso de um canudinho para ingerir líquidos.

OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES

- Nas primeiras 24 horas, descanse com a cabeça um pouco inclinada.
- Não faça bochecho nas primeiras 12 horas.
- Faça compressa de gelo.
- Evite exposições ao sol.
- Não faça esforço ou qualquer tipo de atividade física.
- Após o segundo dia, faça o bochecho com enxaguante.

Cada paciente tem uma resposta diferente à cirurgia. "Não existe um período certo para retornar à normalidade. A resposta inflamatória do corpo vai até 72 horas, o que podemos afirmar é que não haverá cicatrização antes deste período".

A HIGIENE BUCAL NÃO PODE PARAR

Não há desculpas. O pós-operatório não impede que você continue os cuidados bucais rotineiros. "Pratique uma higiene normal com escovação, uso do fio dental, aliado a utilização de um antisséptico bucal, mas sem fazer bochecho com força".

Você deve tomar cuidado para não escovar a área operada com muita força. E não esqueça que após uma semana você deve voltar ao consultório para retirar os pontos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio