Pular para o conteúdo principal

De quanto em quanto tempo preciso trocar as borrachinhas do aparelho ortodôntico?


Coloridas ou discretas, formando padrões ou com uma cor única, as borrachinhas são uma parte importante do aparelho ortodôntico. Elas exercem um papel fundamental para que se alcance os resultados desejados e, portanto, um sorriso perfeito. Além disso, escolher as combinações pode ser uma parte bem divertida do tratamento! Mesmo que você se arrependa da sua escolha, não tem problema, pois elas serão trocadas na próxima consulta. Mas de quanto em quanto tempo será que essa troca precisa e pode ser feita? Nesse post responderemos essa questão!

CONHEÇA AS PARTES QUE COMPÕEM O APARELHO ORTODÔNTICO

O aparelho ortodôntico é formado por muitas partes, que juntas, atuam aplicando forças e movimentando os dentes para alcançar os resultados desejados. Um dos seus elementos mais conhecidos são os braquetes. “São acessórios colados sobre os dentes, que podem ser de aço inoxidável, resina ou cerâmica”, explica a profissional. Além disso, existem também os tubos metálicos, destinados aos molares superiores e inferiores, que podem ser colados ou soldados sobre as bandas ortodônticas.
As bandas, por sua vez, são anéis metálicos normalmente cimentados nos molares. Existem também os fios ortodônticos, que podem ser fabricados em aço inoxidável ou em outras ligas, e as ligaduras ou amarrilho metálico, que prendem o fio aos braquetes. Por último, mas não menos importantes, estão as ligaduras elásticas, ou “borrachinhas”, que também auxiliam nessa função, e precisam ser trocadas nas visitas de manutenção.

AS BORRACHINHAS DEVEM SER TROCADAS DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?

Quando você coloca aparelho ortodôntico, pode pensar que agora é só esperar ele fazer seu trabalho. Mas não é bem assim! As consultas de manutenção são essenciais para que o tratamento seja bem sucedido. Nelas, o ortodontista vai conferir se está tudo certo, fazer ajustes e corrigir possíveis problemas. Além disso, nesses encontros também são trocadas as borrachinhas, de acordo com a necessidade ortodôntica de cada pessoa. “Normalmente esta troca é realizada no mínimo a cada 21 dias”, afirma Francine. Esse é o tempo necessário para que se inicie o processo de movimentação ortodôntica sem que ocorram prejuízos aos dentes e tecidos adjacentes.

A TROCA PRECISA SER FEITA POR UM PROFISSIONAL!

Sim, é essencial que a troca dessas peças aconteça. Mas é ainda mais importante que ela seja feita somente no consultório pelo ortodontista. Caso você não possa comparecer à sua consulta de manutenção, remarque o mais rápido possível, mas nem pense em fazer esse processo em casa! “A troca indiscriminada tanto pelo paciente quanto por pessoa não habilitada pode ocasionar movimentos inadequados e excessivos, problemas periodontais severos e até perda dos dentes”.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio