Pular para o conteúdo principal

Vai colocar aparelho ortodôntico? Listamos 5 coisas que você deve fazer antes de iniciar o tratamento


Você saiu do consultório do seu dentista com a notícia de que vai começar a usar aparelho ortodôntico. Isso significa que agora sua rotina vai mudar um pouquinho e os cuidados com os dentes devem estar na sua lista de prioridades mais do que nunca, mas nada que seja impossível de realizar no dia a dia. Tudo isso é apenas para garantir que essa intervenção seja rápida e com resultados positivos. Pensando nisso, listamos algumas coisas que você pode fazer agora, antes mesmo de iniciar o tratamento.

TIRE UMA FOTO ANTES

Isso é uma experiência bem legal de se fazer. Tire uma foto com o sorriso bem à mostra antes de colocar o aparelho. Ao final do tratamento, você tira outra e compara os resultados. Isso vale tanto para você identificar se tudo correu bem e os resultados obtidos atenderam às expectativas, quanto para você se orgulhar do seu novo sorriso e perceber que todo esforço vale a pena para dentes mais lindos e saudáveis.

CONVERSE COM O PROFISSIONAL SOBRE TIPOS DE APARELHO

Se você logo se desesperou com a possibilidade de ter que usar aqueles aparelhos extrabucais (conhecido carinhosamente por freio de burro), respire e se acalme. Não é bem assim! Dependendo do seu caso, é possível escolher um aparelho mais estético, mas nunca sem consultar seu ortodontista antes. Só ele sabe o que será melhor para você neste momento.

ADQUIRA TODOS OS ITENS DE HIGIENE QUE VOCÊ VAI USAR A PARTIR DE AGORA

A mudança de cuidados inclui o seu kit de higiene bucal. Se antes você se limitava ao fio dental e escova de dente normal, agora pode ser que uma escova ortodôntica, o passa fio e, quem sabe, uma escova interdental sejam necessárias. Também é seu ortodontista que vai avaliar o que você realmente precisa e o que deve ou não ser considerado na sua rotina de higiene.

PLANEJE UMA NOVA ALIMENTAÇÃO

Se você é um apaixonado por guloseimas do tipo pé de moleque e bala de caramelo, é bom repensar um pouco esse consumo. Não que você terá que abrir mão disso, mas durante o tratamento ortodôntico talvez seja melhor evitá-los. Pense em um cardápio mais nutritivo e que colabore para sua saúde bucal. Lembre-se que o aparelho ortodôntico possui peças que podem quebrar com certos alimentos.

ORGANIZE-SE PARA ENCONTRAR COM SEU ORTODONTISTA MENSALMENTE

A não ser que ele recomende períodos mais espaçados, quem está em tratamento ortodôntico deve encontrar o profissional, em média, uma vez ao mês para manutenção e avaliação do tratamento. Reserve na agenda esse tempo e não deixe de comparecer às consultas.

Seu sorriso agradece!

Fonte: Sorrisologia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio