Pular para o conteúdo principal

Dentinho mole: ajude seu filho a tirar o primeiro dente de leite

A vida passa muito rápido. Quando você menos espera os seus filhos já estão grandinhos, dando os seus primeiros passos e começando a falar as primeiras palavrinhas. Pois é, as crianças crescem depressa e logo surgem as mudanças no corpo. Uma delas é a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Esse processo de transição é muito importante na vida dos seus pequenos. É essencial que os pais saibam como lidar e participem desta transformação junto com o filho. 

QUAL IDADE COMEÇA A TROCA DE DENTES?

O primeiro dentinho a cair vai ser por volta dos 5 a 6 anos, mas pode variar de uma criança para outra. A troca de todos os dentes de leite pelos permanentes vai acontecendo naturalmente até os 11 e 12 anos, aproximadamente.

 Quando você perceber o primeiro dente mole, não é preciso ir correndo para o consultório. Em muitos casos, é possível que a remoção seja feita de forma caseira, basta você manter e calma e saber transmitir essa segurança para seu filho. Algumas crianças mais curiosas ao perceberem o dente mole podem querer brincar de ficar mexendo. Por um lado pode até ser bom porque causa o estímulo, mas é preciso orientar para que ela não acabe puxando com força e cause algum ferimento em si mesma. 

QUANTO TEMPO LEVA PARA CAIR?

Não dá para dizer com exatidão o momento que vai acontecer. Na maioria das vezes é um processo que ocorre sozinho. Não só os pais como a própria criança devem estar tranquilos sobre isso. Mas, caso o dente mole esteja atrapalhando a criança para falar ou mastigar, por exemplo, vale uma visita ao dentista para saber a necessidade de uma extração.

 E mesmo que seja feita de forma caseira, por meio de uma gaze, por exemplo, o processo precisa ser seguro e sob orientação do dentista. Afinal, em alguns casos é necessário esperar um tempo certo até que o outro erupcione e, assim, poder tirar o dente que está mole.

PRECISO LEVAR A CRIANÇA AO DENTISTA?

Se não há nenhuma alteração na arcada dentária ou queixas da criança, não há necessidade e o dente vai cair na hora certa. Caso contrário, faça uma visita ao profissional. Após o dente cair, continue praticando todos os dias a boa higiene bucal no seu filho, tomando o cuidado de também manter limpo o espaço vazio onde havia o dentinho que caiu. Lembre-se sempre de usar escovas com cerdas macias para a criançada.


 Agora, seu mais novo banguelinha se prepara para ganhar um novo dente mais forte e saudável.

Fonte: Sorrisologia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio