Pular para o conteúdo principal

Veja 8 dicas que ajudam a conviver bem com o aparelho


Para não se intimidar com o tratamento ortodôntico basta saber alguns truques. É possível conviver bem com o aparelho e amenizar as saias justas no dia a dia.
Vale checar no espelho
Seu chefe te avisa de um almoço de negócios com o diretor ou o convite é para um coquetel super chique. Nada pior do que ficar com comida grudada nos braquetes. Por isso, antes de engatar uma conversa, dê uma passadinha no banheiro e faça um bochecho. 
Nada de alimentos grudentos
Goma de mascar também é melhor evitar. Dá para imaginar o estrago, não é? E para não sorrir com aquele verdinho no dente, o ideal é evitar alimentos grudentos e pegajosos, e ficar longe das verduras. 
Cera para proteger a bochecha
Nos primeiros dias depois de colocar o aparelho, é comum cortar um pouco a bochecha. Não espere para marcar um retorno no ortodontista para diagnosticar o que causou o corte. Existe uma cera própria para colocar nos braquetes, na região que está sendo machucada. Assim que for protegida, a bochecha cicatriza.
Beijo está liberado
Não se intimide na hora do beijo. Se a outra pessoa também usar aparelho, pode tirar da cabeça aquela cena dos dois enroscados. Só é bom checar se algum fio está solto para não machucar o parceiro.
Escovar os dentes SEMPRE
A higiene bucal segue com as mesmas regras. Toda vê que comer alguma coisa, lance mão da escova de dentes e do fio dental. O cuidado evita tártaro e alimentos presos no braquete. O fio dental pode ser passado só nas refeições principais. Para facilitar, compre o passa fio. Uma espécie de agulha de plástico que facilita o acesso por dentro do arco. 
Nada de pipoca no cinema
Alimentos duros devem ser evitados para não quebrar o aparelho constantemente  e prolongar o tempo de tratamento. A pipoca é um alimento duro e deve ser evitado para não danificar o aparelho. A maçã e a cenoura podem ser incluídas na alimentação, desde que sejam cortadas com faca em porções pequenas nunca com os dentes.
Deixe para comer chocolate em casa 
Ao comer chocolate no trabalho ou no colégio, o aparelho pode ficar sujo.  Quem usa aparelhos estéticos precisa ter cuidado redobrado, já que os braquetes ficam mais pigmentados e evidentes.
Abuse no estilo
Para quem não tem medo de ousar, as borrachinhas do aparelho estão cada vez mais bonitas, coloridas e diferentes. Tem com formato de estrela, naipe de baralho, e até douradas.


Fonte: Saúde  Terra 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio