Pular para o conteúdo principal

Passo a passo: como escovar os dentes do seu filho?



 1A escova das crianças deve ter cerdas bem macias. Escolha o modelo de acordo com a faixa etária do seu filho.

2Não é necessário exagerar no creme dental. A quantidade do tamanho de um grão de arroz já é suficiente para realizar uma boa escovação na criança.

3 - Deixe a escova paralela à linha da gengiva. Comece fazendo movimentos circulares em grupos de quatro dentes durante 10 segundos cada.

4 -Deslize as cerdas da gengiva em direção à ponta dos dentes, inclusive na superfície interna deles.

5 - Passe para os dentes do fundo e escove com movimentos de vai e vem bem suaves em todas as faces dos dentes.

6 - Para finalizar a escovação, passe a escova nas bochechas e na língua, assim você elimina bactérias capazes de causar mau hálito

7 - Deixe um copo com água ao lado para auxiliar a criança no bochecho eliminando toda a espuma do creme dental.

8 - Para o fio dental, retire um pedaço com aproximadamente 45 cm, envolva a maior parte de forma frouxa ao redor de cada dedo médio, deixando 3 centímetros no meio. Deslize com suavidade entre os dentes da criança, formando um "C" em volta de cada dente, tomando cuidado para não forçar sobre a gengiva.

Mesmo ainda sem dentinhos é muito importante que os pais comecem desde cedo a higiene na boca da criança, geralmente feita com uma gaze umedecida para limpar gengiva e língua. Mas quando os primeiros dentes de leite surgem, já é possível começar a escovação. Como fazê-la de maneira certa? Primeiro, entenda que a criança não vai fazer isso sozinha - pelo menos não nas primeiras tentativas - então, os pais devem agarrar essa missão o quanto antes. Mas se até você se sente inseguro de como fazer, já que a arcada dentária da criança ainda é muito delicada e requer cuidados maiores, confira esse passo a passo da escovação infantil e deixe seu filho com um sorriso lindo e saudável para toda a vida.

A ESCOVA CERTA

Para a criançada, as escovas dentais possuem modelos específicos definidos por faixa etária, basta checar a indicação que vem na embalagem. Isso faz toda a diferença para a necessidade de cada criança, já que o tamanho da cabeça de cada escova vai evoluindo de acordo com o aparecimento dos dentinhos. As cerdas devem ser sempre macias. E lembre-se de que, diferente da regra que vale para os adultos, a escova deve ser trocada mensalmente ou sempre que estiver em mau estado (cerdas muito abertas, por exemplo). E claro, depois de avaliar esses itens mais técnicos, você pode optar por aquela escova com estampa do desenho animado que seu filho adora. Isso anima e estimula a escovação!

CREME DENTAL: QUAL A QUANTIDADE CERTA?

Também existem as opções mais indicadas de creme dental para esse público. Escolha os com sabor e concentração de flúor próprios para crianças. A quantidade de creme para a escovação da criança, principalmente para aquelas que ainda não sabem cuspir, deve ser bem pequena. Algo do tamanho de um grão de arroz já é o suficiente. Fazer espuma demais não é parâmetro de escovação bem feita.

PRECISA DE FIO DENTAL?

A resposta é sim! Quanto mais cedo você estimular esse hábito, mais facilmente a criança vai pegar o jeito e entender a importância do fio dental. Recomenda-se que a partir dos 5 anos de idade a criança comece a usá-lo. Ele não só elimina todo restinho de alimentos como remove a placa bacteriana, não dando chance para problemas bucais. Assim, a limpeza estará completa!

HORA DE ESCOVAR!

1. A escova das crianças deve ter cerdas bem macias. Escolha o modelo de acordo com a faixa etária do seu filho.

2. Não é necessário exagerar no creme dental. A quantidade do tamanho de um grão de arroz já é suficiente para realizar uma boa escovação na criança.

3. Deixe a escova paralela à linha da gengiva. Comece fazendo movimentos circulares em grupos de quatro dentes durante 10 segundos cada.

4. Deslize as cerdas da gengiva em direção à ponta dos dentes, inclusive na superfície interna deles.

5. Passe para os dentes do fundo e escove com movimentos de vai e vem bem suaves em todas as faces dos dentes.

6. Para finalizar a escovação, passe a escova nas bochechas e na língua, assim você elimina bactérias capazes de causar mau hálito.

7. Deixe um copo com água do lado para auxiliar a criança no bochecho eliminando toda a espuma do creme dental.

8. Para o fio dental, retire um pedaço com aproximadamente 45 cm, envolva a maior parte de forma frouxa ao redor de cada dedo médio, deixando 3 centímetros no meio. Deslize com suavidade entre os dentes da criança, formando um "C" em volta de cada dente, tomando cuidado para não forçar sobre a gengiva.

Dica importante: Desenrole uma nova parte do fio dental para passar de um dente para outro.

Fonte: Sorrisologia





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio...

Video de Cirurgia de Implantes com Carga Imediata

Aviso Video com cenas de cirurgia, nao aconselhado para menores de 12 anos. Vou tentar descrever os procedimentos que aocntecem no video. 00:00 -Paciente com problema periodontal, foi indicada a extraçao de todos os dentes superiores e colocaçao de implantes; 00:33 - Extraçao dos dentes, note que foi deixado os ultimos dentes de cada lado 01:49 - Prova do guia cirurgico e inicio das perfuraçoes 02:16 - Instalaçao do primeiro implante 03:50 - Todos os implantes posicionados 04:08- Instalacao dos componentes proteticos 04:14 - Preenchimento com osso particulado 05:29 - Sutura 05:46 - Registro da mordida 06:04 - Analise dento facial para confecçao da protese 06:28 - Moldagem 06:45 - Cilindro de proteçao 07:23 - Instalaçao da protese Lembrando que nem todos os casos sao possiveis de se fazer a carga imediata.