Pular para o conteúdo principal

Apicectomia


0 que é apicetomia?
É uma cirurgia que tem por finalidade a remoção da lesão que se forma no ápice (ponta da raiz do dente). Existem dois tipos básicos de cirurgia: uma que apenas remove a lesão através de curetagem e outra que, além disso, remove o ápice da raiz.

Por que ocorre essa lesão na ponta da raiz?
Nessa região da raiz, existe um orifício pelo qual passam vasos e nervos que vão nutrir a polpa dentária. Quando a polpa está infectada, a região do ápice também poderá estar infectada e aí se forma um processo inflamatório.

Como isso e resolvido?
Normalmente, apenas a remoção da polpa dentária e a desin

fecção do canal (tratamento de canal) são suficientes para promover a cura.

Então, por que é necessário realizar a cirurgia?
Porque nem sempre só com o tratamento consegue-se a eliminação da lesão no ápice da raiz.

Essa lesão causa dor?
Nem sempre. Muitas vezes, ela é assintomática, de desenvolvimento gradual e lento, provocando destruição óssea da região. Na maioria das vezes, apenas com a radiografia essa lesão poderá ser percebida.



Não há outros recursos? Tomar antibióticos resolve?
A prescrição de antibióticos em determinadas circunstâncias é um bom auxiliar; porém, a intervenção cirúrgica é necessária para a cura completa. Através dela, removem-se tecidos contaminados que estão fora do alcance das medicações.

0 problema estará resolvido definitivamente com essa cirurgia?
Dificilmente ocorrerá recidiva do processo. Esse fato é mais freqüente quando apenas se faz a curetagern sem a remoção da ponta da raiz. Aconselha-se controle radiográfico periódico.



0 dente ficará menos resistente a forças mastigatórias?
Não. Ficará menos resistente, certamente, se a lesão progredisse em volta da raiz, por falta de tratamento.

Poderá ser realiza da em qualquer tipo de dente?
0 acesso é mais fácil nos dentes anteriores superiores. Dependendo da anatomia e das condições locais, é possível que essa cirurgia seja realizada em outros dentes.



É uma cirurgia complicada?
Não é uma cirurgia complicada, pois não existe grande manipulação dos tecidos.

0 que se sente nas horas seguintes à cirurgia?
Normalmente, o pós-operatório é indolor ou provoca um desconforto mínimo, o que se resolve com analgésicos.
Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Confira 10 dicas para ter um Sorriso saudável

O sorriso é o nosso cartão de visitas, por isso, é necessário manter alguns cuidados básicos para garantir a saúde bucal. O desejo de ter dentes perfeitos e sadios pode ser alcançado com hábitos muito simples e visitas regulares ao dentista. Confira abaixo dez recomendações para ter um sorriso  saudável. 1 – Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, após as principais refeições. A escovação deve ser feita de maneira suave, sem usar muita força, para não danificar os dentes e machucar as gengivas; 2 – Durante a higienização, escove também a língua, porque ela retém boa parte das bactérias alojadas na boca; 3 – Use  fio dental , pois a escova não alcança os espaços entre os dentes, que ficam repletos de bactérias; 4 – Não tente abrir embalagens com os dentes, para não desgastá-los ou fazer com que eles lasquem; 5 – Faça um check-up periódico no dentista. A recomendação é visitar o dentista a cada seis meses; 6 – Tenha uma alimentação sem excessos de açúcares, po