Pular para o conteúdo principal

9 Dicas para manter sua escova de dente livre de bactérias



A escova de dente é uma das maiores aliadas para manter nossa saúde bucal, mas, é preciso higienizá-la corretamente, caso contrário, ela pode se tornar foco de bactérias prejudicais a saúde. Além disso, toda escova de dente tem prazo de validade.
Abaixo, listamos algumas dicas para manter sua saúde bucal, através da manutenção correta da sua escova de dente.

1. Troque sua escova de dente regularmente
O ideal é fazer a troca da escova de dente a cada 3 meses. Porém, se as cerdas estiverem desgastadas antes desse tempo, é necessário antecipar a troca – cerdas desgastadas não limpam com a mesma eficácia e podem causar machucados na gengiva. Isso é válido tanto para escovas normais, quanto elétricas.
A troca da escova também é recomendada após uma doença viral ou bacteriológica, pois, as cerdas da escova de dente são um ótimo habitat para fungos e bactérias, o que pode causar uma reinfecção.

2. Faça uma higienização diária

Após a escovação, limpe bem sua escova de dente com água corrente. Porém, só água e pasta de dente não são suficientes para realizar uma correta higienização da mesma, por isso, borrife antisséptico bucal ou vale deixar as cerdas submersas no enxaguante bucal por 20 minutos. Além disso, já existem higienizadores de cerdas, próprios para esse tipo de limpeza.

3. Use um protetor de cerdas

Não deixe sua escova descoberta, use um protetor de cerdas. Dê preferência para aqueles que têm furinhos para ventilação. Vale lembrar que esse protetor também deve ser higienizado diariamente.

4. Faça bochecho antes da escovação

É importante lavar as mãos com água e sabão antes da escovação e, também, fazer um bochecho rápido, pode ser com água mesmo, para eliminar alguns restos de comida que possam ter ficado na boca após as refeições.  Dessa forma, evita-se a contaminação por bactérias que podem estar presentes nas mãos e que pedaços de comida fiquem presos nas cerdas da escova de dente, facilitando a proliferação de bactérias.

5. Não deixe as escovas “namorando”

É comum deixar as escovas de dente juntas e sem protetor de cerdas. Mas, o contato entre elas deve ser evitado, para que não haja a possibilidade das bactérias de uma escova passar para a outra.

6. Não deixe sua escova exposta em cima da pia do banheiro
Pesquisas científicas confirmaram que as escovas de dente podem conter coliformes fecais, devido ficarem em cima da pia do banheiro, na maioria das vezes, sem proteção nas cerdas. Além disso, dessa forma, ficam expostas, também, ao contato com insetos.
O ideal seria guardar sua escova fora do banheiro, mas, se isso não for possível, tente conservá-la em um armário fechado, distante do vaso sanitário e com um protetor de cerdas.

7. Escolha o formato de escova mais adequado
Há alguns formatos de escovas de dente, que tornam mais difícil a sua higienização, bem como o tipo das cerdas. Escovas com muitas curvas e cerdas muito duras, são mais difíceis de serem higienizadas.

8. Evite a umidade
A umidade favorece a proliferação das bactérias. Por isso, retire ao máximo o excesso de água da sua escova de dente e procure guardá-la na posição vertical.

9. Não compartilhe sua escova
A escova de dente é um objeto de uso pessoal e intransferível. Ao compartilhar sua escova de dente com outra pessoa, você está sujeito a adquirir bactérias e transferir possíveis bactérias da sua escova para outra pessoa.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio