Pular para o conteúdo principal

Dia de consulta de manutenção do aparelho ortodôntico. Entenda por que você não pode faltar


Colocar aparelho ortodôntico é uma mudança que afeta de diversas formas a vida de uma pessoa. Alguns hábitos como os alimentares, precisam ser repensados para que o desempenho do tratamento seja o melhor possível.

Até se adaptar a ele, pode ser um período um pouco complicado, mas com o tempo você se acostuma! Um fator importante quando se inicia o tratamento com aparelho são as consultas de manutenção. No entanto, quando chega o dia da visita ao profissional, você fica com preguiça ou então surge um evento de última hora. Não caia nessa! Entenda por que é importante não faltar a esse compromisso.

SAIBA O TEMPO IDEAL ENTRE CONSULTAS

Quando o paciente não usa aparelho, o tempo recomendado para realizar consultas de rotina costuma ser aproximadamente de 6 em 6 meses. Para aqueles que fazem o tratamento ortodôntico, esse tempo precisa ser mais curto. O problema que o paciente possui e o tipo de aparelho que ele usa vão influenciar no tempo entre uma consulta e outra. Quem usa os aparelhos mais comuns, em que o fio é preso pelas borrachinhas, às visitas costumam ser mensais. Em aparelhos auto ligados, que são presos pelo braquete, visitas podem ser em intervalo de até 60 dias.

MANUTENÇÃO DO APARELHO E CONTROLE DO TRATAMENTO PRECISA SER FEITOS

Nas consultas de manutenção, o profissional troca os arcos ortodônticos e substitui as ligaduras elásticas ou as molas e elásticos. “As borrachas tendem a se degradar, perdendo sua força, por isso são necessárias às consultas uma vez por mês”. O Ortodontista irá conferir se está tudo certo com o aparelho, se o tratamento está cumprindo o resultado esperado, e se necessário, faz a correção de fatores fora do planejado. Além disso, quando o aparelho está recém-colocado, a adaptação pode demorar, e o dentista é responsável por avaliar a situação e auxiliar no controle da dor.

POR QUE NÃO POSSO FALTAR?

Para ter um tratamento de sucesso, o tempo das visitas indicado pelo seu dentista deve ser respeitado. Ele precisa fazer os ajustes necessários para que o aparelho faça seu trabalho corretamente, e a espera muito longa entre essa verificação pode resultar no prolongamento do uso do aparelho. “A falta de manutenção pode resultar no atraso do tratamento, porque a força deixa de ser aplicada”.
Além disso, a avaliação do dentista é importante para prevenir doenças e indicar bons hábitos. “A presença do paciente nas consultas de manutenção é fundamental”. Nelas, o profissional pode diagnosticar possíveis problemas como tártaro, acúmulo de placa bacteriana, problemas gengivais, entre outros, que podem não ser percebidos tão facilmente graças ao aparelho. Se os elásticos não forem substituídos no período ideal, pode acumular placa bacteriana, o que pode resultar em consequências para a saúde bucal, e também atrasar o tratamento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio