Pular para o conteúdo principal

Como o estresse influencia na saúde bucal?



Como o estresse influencia na saúde bucal?
O excesso de compromissos e a falta de tempo da vida moderna são uma porta de entrada para o estresse que, além causar alteração do humor, falta de disposição, hipertensão, queda da imunidade e depressão, também, pode afetar a saúde bucal, seja por influenciar o comportamento ou por afetar o estado biológico.
A saúde bucal pode ser afetada no âmbito comportamental, quando o desânimo e a tensão emocional causada pelo estresse, faz com que a pessoa mude seus hábitos de forma negativa: negligenciando a higiene bucal, aumentando o consumo de álcool e adquirindo outros vícios, como o tabagismo, por exemplo.
Já no âmbito biológico, pode haver aumento da produção de cortisol e adrenalina, que são responsáveis por regular, entre outras funções, o metabolismo e o sistema imunológico. Isso ocorre porque o estresse faz com que o cérebro acione o sistema nervoso simpático, que regula esses hormônios, fazendo com que o organismo fique mais vulnerável a inflamações, infecções, ao aparecimento de aftas e doenças periodontais.
Além disso, a tensão emocional também pode acarretar o bruxismo (ranger dos dentes, que causa o desgaste dos mesmos e origina dores intensas de ouvido e de cabeça), disfunção na articulação temporomandibular (DTM), danos ao tecido gengival e ao osso mandibular.

Como evitar os males causados pelo estresse?

Tratar o estresse é tão importante quanto à saúde bucal. Por isso, além de não negligenciar a higiene bucal e fazer um acompanhamento com o dentista, deve-se realizar um acompanhamento com um psiquiatra e/ou psicólogo, para tratar a origem do problema.
Adquirir bons hábitos no dia a dia, que melhorem a qualidade de vida, também é fundamental. Entre eles estão:
·                     Ter uma alimentação saudável e nutritiva;
·                     Praticar exercícios físicos;
·                     Evitar alimentos ou situações que sejam estimulantes, no período da noite, para dormir melhor;
·                     Dedicar um tempo a você e realizar atividades que lhe proporcionem prazer;
·                     Conviver com outras pessoas e se afastar da solidão.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio