Pular para o conteúdo principal

Problemas respiratórios contribuem para a necessidade de usar aparelho ortodôntico?




Dentes tortos ou desalinhados e mordida cruzada são as motivações mais conhecidas que levam uma pessoa a usar aparelho ortodôntico. Diversos fatores podem originar esses problemas, como hábitos prejudiciais aos dentes e doenças como o bruxismo. Além dessas causas relacionadas mais diretamente à saúde bucal, outras questões também podem resultar na necessidade do tratamento ortodôntico.

Será que problemas respiratórios estão entre elas?

RESPIRAÇÃO INFLUENCIA O CRESCIMENTO DOS OSSOS DA FACE

A respiração é um importante estímulo para crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos da face. O desenvolvimento dos ossos e tecidos moles estão intimamente relacionados. Um dos responsáveis pelo crescimento adequado dos ossos faciais é o estímulo causado pela passagem do ar, ou seja, pela respiração adequada. “Se uma pessoa respira muito pela boca, não existirá um estímulo adequado para crescimento dos ossos maxilares, o que poderá provocar alterações de crescimento”.

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS PODEM PROVOCAR NECESSIDADE DE TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Nesses casos em que o indivíduo não respira adequadamente, ele poderá ficar com o céu da boca muito profundo e provocar uma mordida cruzada. Além disso, uma língua mal posicionada, mais baixa que o normal, pode provocar um afinamento da face e um crescimento mais para baixo da mandíbula, entre outros problemas, que fazem parte da chamada Síndrome do Respirador Bucal.

Quando o crescimento dos ossos maxilares não está acontecendo adequadamente, pode ser necessária a utilização de aparelhos ortodônticos. “Poderá ser indicado um disjuntor palatino na maxila em casos de mordida cruzada ou um aparelho para avançar a mandíbula em casos onde ela está com um desenvolvimento atrasado”, explica.

COMO DEVE SER FEITO O TRATAMENTO NESSES CASOS?

O tratamento para esse tipo de paciente deverá ser multidisciplinar. “A atenção de um ortodontista, fonoaudiólogo e otorrinolaringologista poderá ser necessária nesses casos”. Cada profissional irá trabalhar focado em sua especialidade e, assim, irão juntos compor o tratamento adequado.

ATENÇÃO PARA OUTROS PROBLEMAS BUCAIS!

Além da necessidade do uso do aparelho ortodôntico, os pacientes respiradores bucais possuem também um maior ressecamento das mucosas e dentes. “Esse quadro pode provocar uma maior tendência ao aparecimento de cáries e problemas gengivais”. Tudo isso faz parte da síndrome do respirador bucal.

Portanto, atenção! É preciso estar atento e procurar o auxílio de profissionais para prevenir as possíveis consequências desse quadro para o seu sorriso.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio