Pular para o conteúdo principal

O que acontece se eu não usar o aparelho móvel de contenção após o tratamento ortodôntico?


Cada indivíduo que vai a uma consulta no dentista apresenta um tipo diferente de problema e tempo de recuperação. Nos casos de tratamento ortodôntico, o procedimento inteiro deve ser acompanhado pelo profissional ortodontista, além de seguir as indicações corretamente. 

Normalmente, após o uso do aparelho ortodôntico fixo é recomendado utilizar o tipo móvel de contenção. Este item possibilita controlar e manter os resultados alcançados. Mas, e nas situações em que o paciente não usa o aparelho móvel (contenção)? Nesse post explicaremos quais as possíveis consequências de não usar a contenção no resultado do tratamento ortodôntico.

O TRATAMENTO ORTODÔNTICO E SEU EFEITO

O tratamento ortodôntico consegue trazer o resultado de um sorriso alinhado e uma boa oclusão, quando seguido corretamente as indicações e cuidados. Com o intuito de movimentar um dente, o ortodontista utiliza maneiras para aplicar uma força específica neste, conseguindo mudar de uma posição para outra. “ Isto causa uma melhora na oclusão, mas gera perdas de fibras ao redor do dente movimentado”. Essas fibras são responsáveis por dar suporte e estabilidade aos dentes.

E O QUE FAZER APÓS O APARELHO FIXO?

Pensando no resultado, a retirada do aparelho fixo ocorre quando a movimentação esperada é concluída. Assim, o organismo produz, novamente, novas fibras. Mesmo que isso demore um tempo, o controle após a remoção do aparelho é necessário para ter um resultado mantido a longo prazo. Para isso, o aparelho móvel vem a ser uma grande ajuda para esse alinhamento do sorriso continuar. “A maioria dos pacientes que foram submetidos a tratamentos ortodônticos recebem estes dispositivos para controle”. A fase de controle é indispensável para a finalização do tratamento ortodôntico.

O QUE ACONTECE SE EU NÃO USAR O APARELHO MÓVEL?

A indicação do uso do aparelho móvel deve partir do ortodontista, baseado na análise de que isto é importante para o tratamento. “Não decida por conta própria não usar ou parar o uso antes do tempo”. Nos casos em que não é utilizado o dispositivo, em alguns dias já pode começar a perceber posições indesejadas nos dentes novamente. Assim como relata Caio, diversos pacientes acabam retornando para as consultas com o desejo de refazer o tratamento, já que o primeiro não foi seguido de maneira correta.

OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A CONTENÇÃO ORTODÔNTICA MÓVEL

O uso diário da contenção é de suma importância, vindo a se tornar um hábito. Use-a durante o maior tempo possível após tirar o aparelho fixo. A falta desse costume pode contribuir para que o dente saia da posição ou cause um trauma oclusal. De acordo com as observações do ortodontista do seu caso, pode ser diminuído o tempo da contenção. Um exemplo é passar somente a utilizar quando for dormir. “Mas não existe regra, cada paciente tem problemas específicos para tratar”.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Confira 10 dicas para ter um Sorriso saudável

O sorriso é o nosso cartão de visitas, por isso, é necessário manter alguns cuidados básicos para garantir a saúde bucal. O desejo de ter dentes perfeitos e sadios pode ser alcançado com hábitos muito simples e visitas regulares ao dentista. Confira abaixo dez recomendações para ter um sorriso  saudável. 1 – Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, após as principais refeições. A escovação deve ser feita de maneira suave, sem usar muita força, para não danificar os dentes e machucar as gengivas; 2 – Durante a higienização, escove também a língua, porque ela retém boa parte das bactérias alojadas na boca; 3 – Use  fio dental , pois a escova não alcança os espaços entre os dentes, que ficam repletos de bactérias; 4 – Não tente abrir embalagens com os dentes, para não desgastá-los ou fazer com que eles lasquem; 5 – Faça um check-up periódico no dentista. A recomendação é visitar o dentista a cada seis meses; 6 – Tenha uma alimentação sem excessos de açúcares, po