Pular para o conteúdo principal

Aparelho extrabucal: em quais casos é indicado o seu uso?


Por ser pouco discreto, o aparelho extrabucal não costuma ser muito agradável para quem o utiliza. Em um tempo em que já existem certos tipos de aparelhos transparentes e invisíveis, a questão estética do extrabucal muitas vezes prejudica a colaboração do paciente durante o tratamento. 

É preciso lembrar que seu uso é importante e pode evitar consequências mais graves, como por exemplo, a necessidade de uma cirurgia e até mesmo a extração de dentes. Nesse post explicaremos  o que é esse aparelho e em quais casos seu uso é indicado.

QUAL É A FUNÇÃO DO APARELHO EXTRABUCAL?

Os aparelhos extrabucais são todos aqueles que têm algum apoio externo à boca, na face ou na cabeça. “Normalmente eles são utilizados quando se deseja aplicar uma força elevada sobre os ossos da face para estimular ou restringir seu crescimento”. Esse tipo de aparelho costuma ser utilizado quando os pacientes ainda estão em crescimento, na infância ou na adolescência, e apresentam excesso ou deficiência de crescimento da maxila e/ou mandibula.

QUANDO O USO DO APARELHO EXTRABUCAL É INDICADO?

Nos últimos 20 anos, a ortodontia evoluiu muito, desenvolvendo aparelhos que apoiam em parafusos e placas instalados nos ossos, dentro da boca. Esse tipo de aparelho é uma opção mais discreta que o extrabucal.

Em crianças entre 5 e 10 anos de idade, entretanto, em alguns casos continua sendo necessário utilizar aparelhos extrabucais. Isso acontece porque existem situações em que eles ainda são os mais eficientes para solucionar problemas relacionados ao crescimento dos ossos faciais. “Os aparelhos extrabucais são excelentes para estimular ou restringir, dependendo do desenho do aparelho e como a força é aplicada, o crescimento facial em idade precoce”.

Para o sucesso do tratamento, é necessário que o paciente use o aparelho durante muitas horas por dia. É preciso, portanto, que exista um trabalho de conscientização junto à criança, para que ela faça seu uso pelo tempo adequado e da forma correta.

CONTRAINDICAÇÕES PARA O TRATAMENTO

Esses aparelhos são contraindicados em pacientes adultos, quando utilizados com objetivos ortopédicos, ou seja, para alterar o crescimento dos ossos. “Em adolescentes, evitamos seu uso substituindo-os por outros aparelhos instalados dentro da boca, devido à dificuldade de colaboração”.

É importante lembrar que as indicações e contraindicações adequadas dependem de um diagnóstico correto, realizado por um ortodontista. Cada situação deve ser avaliada com suas particularidades, por isso o acompanhamento de um profissional de confiança é indispensável.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Confira 10 dicas para ter um Sorriso saudável

O sorriso é o nosso cartão de visitas, por isso, é necessário manter alguns cuidados básicos para garantir a saúde bucal. O desejo de ter dentes perfeitos e sadios pode ser alcançado com hábitos muito simples e visitas regulares ao dentista. Confira abaixo dez recomendações para ter um sorriso  saudável. 1 – Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, após as principais refeições. A escovação deve ser feita de maneira suave, sem usar muita força, para não danificar os dentes e machucar as gengivas; 2 – Durante a higienização, escove também a língua, porque ela retém boa parte das bactérias alojadas na boca; 3 – Use  fio dental , pois a escova não alcança os espaços entre os dentes, que ficam repletos de bactérias; 4 – Não tente abrir embalagens com os dentes, para não desgastá-los ou fazer com que eles lasquem; 5 – Faça um check-up periódico no dentista. A recomendação é visitar o dentista a cada seis meses; 6 – Tenha uma alimentação sem excessos de açú...

Por quanto tempo vou usar aparelho dentário? É possível acelerar o tratamento ortodôntico?

O objetivo final de um tratamento ortodôntico  é sempre proporcionar uma boa condição funcional e estética para o paciente . Para alcançar isso existem vários caminhos, mas a meta principal nunca deve ser esquecida. Muitas vezes, para atingir os resultados esperados, o processo acaba demorando um pouco mais, o que pode acabar sendo um incômodo. Será que é possível acelerá-lo? TRATAMENTO ORTODÔNTICO: APLICAÇÃO DE FORÇA E MOVIMENTAÇÃO DOS DENTES Basicamente, o tratamento ortodôntico se constitui como a movimentação dos dentes através da aplicação de uma força sobre eles . “Estas forças provocam modificações no ligamento periodontal causando reabsorção de osso de um lado do dente, nas áreas de pressão, e a posição de osso do outro lado, nas áreas de tensão”. A maneira de aplicar a força, no entanto, pode variar muito. Podem ser usados aparelho fixos tradicionais,  alinhadores móveis ortodônticos , ou ainda a própria força da língua batendo nos dentes. “Não impo...