Pular para o conteúdo principal

Mordida cruzada: como ela prejudica a saúde bucal?


Você provavelmente já ouviu falar em mordida cruzada. Será que você realmente sabe o que ela é? Nem sempre é fácil identificá-la, e sem tratamento, os danos para a sua saúde bucal podem ser grandes. Entre as causas desse quadro estão fatores genéticos ou hábitos adquiridos na infância, e quanto antes for tratado, maiores são as chances de ser revertido sem tratamentos mais invasivos. Para acabar com as dúvidas, explicaremos do que se trata esse problema e como ele pode ser prejudicial para o seu sorriso.

ENTENDA A MORDIDA CRUZADA

Perceptível em boa parte dos casos, esse problema atinge muita gente e é comum entre crianças. Mas afinal, o que é? “A mordida cruzada é uma maloclusão onde há um posicionamento invertido dos dentes”. Entender esse quadro é simples. O mais comum é que os dentes superiores ficam numa posição mais para dentro em relação aos inferiores. Mas, existem também outros casos de mordida cruzada, em que os dentes inferiores ocluem à frente dos superiores.

COMO A MORDIDA CRUZADA PODE PREJUDICAR A SAÚDE BUCAL?

Um perigo para o sorriso, a mordida cruzada pode causar vários problemas orais e extraorais. Se duradouro, esse quadro poderá resultar em um desgaste irregular e excessivo da superfície dental. “Outro problema comumente observado é a perda óssea em alguns dentes cruzados”, completa. Além disso, as articulações temporomandibulares (ATMs) podem ser afetadas caso o problema não seja corrigido rapidamente, portanto é importante iniciar o tratamento o mais cedo possível.

MORDIDAS CRUZADAS SÃO CORRIGIDAS COM TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS

O tratamento ortodôntico é a forma mais utilizada para correção das mordidas cruzadas. “O uso do aparelho ortodôntico deve ser realizado o mais precocemente possível, melhorando assim o prognóstico”. Dependendo do caso, podem ser utilizados aparelhos fixos ou móveis para a correção da mordida. Em quadros mais severos ou quando o tratamento demora para ser realizado, pode se tornar necessária uma intervenção cirúrgica simultânea ao tratamento com aparelho. Ela é chamada cirurgia ortognática e é feita pelo cirurgião bucomaxilofacial.
Para se proteger contra esse problema, o mais importante é desde cedo tornar as visitas ao dentista um hábito. Você pode observar em seu filho se a sua mordida está desencaixada, com os dentes superiores atrás dos inferiores, mas existem casos em que o problema não poderá ser constatado sem o auxílio de um profissional. As visitas a um dentista devem começar desde o nascimento, e ele poderá indicar a visita a um ortodontista assim que a dentição da criança estiver completa. Com esse acompanhamento, qualquer problema será rapidamente diagnosticado, facilitando o tratamento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio...

Video de Cirurgia de Implantes com Carga Imediata

Aviso Video com cenas de cirurgia, nao aconselhado para menores de 12 anos. Vou tentar descrever os procedimentos que aocntecem no video. 00:00 -Paciente com problema periodontal, foi indicada a extraçao de todos os dentes superiores e colocaçao de implantes; 00:33 - Extraçao dos dentes, note que foi deixado os ultimos dentes de cada lado 01:49 - Prova do guia cirurgico e inicio das perfuraçoes 02:16 - Instalaçao do primeiro implante 03:50 - Todos os implantes posicionados 04:08- Instalacao dos componentes proteticos 04:14 - Preenchimento com osso particulado 05:29 - Sutura 05:46 - Registro da mordida 06:04 - Analise dento facial para confecçao da protese 06:28 - Moldagem 06:45 - Cilindro de proteçao 07:23 - Instalaçao da protese Lembrando que nem todos os casos sao possiveis de se fazer a carga imediata.