Pular para o conteúdo principal

Você sabe tudo sobre saúde bucal? Veja 6 curiosidades que envolvem o seu sorriso


O que é saúde bucal para você? Se significa um sorriso livre de doenças bucais, como cárie, tártaro e gengivite, se torna um conceito bem limitado. Dizer que é escovar os dentes três vezes ao dia também não chega a ser o suficiente. Entender sobre a saúde da boca vai além dos problemas e como preveni-los. Por ter um significado bem amplo e uma série de mitos e verdades envolvidos, separamos 6 curiosidades que farão diferença na hora de pensar sobre o assunto.

1- A ESCOVAÇÃO PODE AFETAR SUA GENGIVA

Embora sempre usamos o termo “escovar os dentes”, não é apenas essa parte que cuidamos na hora da higiene, mas a gengiva também está incluída. A forma como realizamos esse hábito pode influenciar, também, na saúde do tecido. Para que o resultado deste ritual seja positivo e saudável, é importante estar atento a alguns detalhes. A escova deve ser com cerdas macias e os movimentos realizados, leves. Tudo isso dentro de 2 minutos garante uma limpeza eficiente.

2- NÃO É PRECISO MUITO CREME DENTAL PARA ESCOVAR OS DENTES

Ao contrário do que costumamos ver por aí, não é saudável usar muito creme dental para escovar os dentes. Essa quantidade exagerada pode resultar em problemas, como a fluorose dentária na infância. A porção exata do produto costuma variar em cada momento da vida, começando com meio grão de arroz quando criança, até chegar a um grão de ervilha na fase adulta.

3- A CAUSA DO BRUXISMO PODE SER EMOCIONAL

Ranger os dentes ao longo da noite ou perceber uma pressão na arcada durante o dia não é normal. Esses costumam ser sintomas do bruxismo diurno e noturno, problemas que podem ser causados por transtornos emocionais. O estresse ou doenças mais sérias, como a depressão, acabam sendo a raiz desta complicação.

4- ALIMENTOS GELADOS E QUENTES NÃO SÃO A CAUSA DA SENSIBILIDADE

Muita gente pensa que bebendo um copo d’água bem gelado pode ser a causa de dentes sensíveis. Mas não é bem por aí. Sentir dor ao ingerir alimentos em temperaturas geladas ou quentes não é normal. Esse fenômeno é sintoma da sensibilidade dentária já instalada. A real causa do problema é a retração gengival, resultado de uma escovação feita com muita força.

5- O MAU HÁLITO NÃO VEM SÓ DOS ALIMENTOS

Comer uma refeição bem temperada pode te deixar com mau hálito o dia inteiro. Mas não são apenas os alimentos que deixam esse cheiro ruim na boca. O acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na língua é outro motivo para desencadear a halitose. Essa camada de biofilme é nada menos que o reflexo da falta de higiene bucal.

6- IR AO DENTISTA A CADA SEIS MESES NÃO É UMA REGRA

Visitar o seu odontologista a cada seis meses não é bem uma regra. Esse tempo pode variar de acordo com a saúde bucal do paciente. Se você estiver passando por um tratamento, por exemplo, esse período acaba encurtando. Retorne ao consultório na data que seu dentista sugerir. Só não deixe esse compromisso com a saúde bucal para depois.

Fonte : Sorrisologia





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio...

Aparelho móvel: por quanto tempo ele deve ser usado após a retirada do aparelho fixo?

Depois de longos meses ou até mesmo anos usando seu aparelho fixo,  o tratamento finalmente chegou ao fim . Você pensa que então está livre para sempre desse acessório… Mas não é bem assim! Agora é preciso utilizar o aparelho móvel, recomendado após o tratamento ortodôntico para manter os resultados alcançados . Depois de tanto tempo de sacrifício, melhor garantir a duração do seu sorriso perfeito, né? Quanto tempo será que é necessário o uso de aparelho? APARELHO MÓVEL GARANTE SUCESSO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO Também conhecido como contenção ortodôntica móvel ou aparelho móvel de contenção , esse item é muito indicado após a finalização e remoção do aparelho fixo. Tanto no uso do  aparelho fixo estético , quanto no autoligado ou metálico convencional. “Qualquer terapia de tratamento com aparelhos fixos será complementada com aparelhos de contenção , com o intuito de manter os resultados atingidos pós tratamento”. Muitos estudos já indicam que a estabilidade do tr...