Pular para o conteúdo principal

Saiba o que fazer quando o dente quebra

O especialista garante: fique tranquilo, porque é possível recuperar o dente quebrado, com excelente qualidade estética, e mesmo se você perder o pedaço do dente quebrado, ainda há solução. Foto: Shutterstock


Um tombo inesperado, uma comida dura, um jogo de futebol... e o dente quebra. Antes de se desesperar é preciso saber o que fazer exatamente para que os danos não sejam maiores. Segundo o dentista Joel dos Santos, o melhor a fazer é guardar o pedaço do dente fraturado. “É indicado guardar o fragmento em leite, água ou soro fisiológico e procurar imediatamente o seu dentista”, diz.
Não se esqueça de retirar a sujeira ou os fragmentos de dentes da área ferida e limpar com água morna. Se o dente quebrou depois de uma colisão ou pancada no rosto o indicado, também, é colocar uma compressa fria na face, no local do dente ferido, para minimizar o inchaço. “Fique tranquilo, porque é possível recuperar o dente quebrado, com excelente qualidade estética, e mesmo se você perder o pedaço do dente quebrado, ainda há solução”, garante o especialista.
Situações especiais
Nem sempre o dente quebra ao comer uma maçã em casa. Às vezes, o acidente é mais grave ou longe de casa. Para essas ocasiões atípicas, existem algumas dicas para manter tudo sob controle.
Como estancar o sangue?
Faça compressão (aperto) com gaze, algodão ou algum material do tipo. “De preferência com água oxigenada”, recomenda Joel.
Se a língua foi cortada, é melhor ir ao hospital antes de ir ao dentista?
Pode-se ir diretamente a um dentista com especialidade em cirurgia bucomaxilo. “Caso necessite de pontos o dentista está habilitado a suturar, contudo se a lesão for muito grande procure o pronto socorro mais próximo”, indica a dentista Melissa Maeda, da clínica Sorridents.
Caso esteja acampando, e a cidade mais próxima fica muito distante, o que é recomendado fazer?
Estanque o sangue com gelo. Se conseguir pegar o pedaço do dente fraturado é indicado guardar o fragmento em leite ou soro fisiológico e procure imediatamente o seu dentista. “Caso não tenha esses produtos, coloque o fragmento em água ou saliva”, diz Melissa. 
Como escolher o dentista se estiver viajando?
Preferencialmente um profissional com especialidade na área de dentística. “É indicado buscar informações com pessoas ou clínicas que tenham referencia na cidade visitada”, aconselha Joel.
Como é a manutenção de um dente quebrado? 
Dentes quebrados precisam ser monitorados para verificar se não há complicações tardias. Após prestar os cuidados iniciais o profissional definirá o intervalo entre as visitas para controle, variando de 15 dias a 90 dias. “Se for possível reconstruir o dente usando apenas resina é importante o controle normal de qualquer restauração e a troca só será necessária caso haja infiltração, desgaste ou alteração da cor”, explica Melissa.
Existem precauções para não quebrar o dente? 
Evitar comidas muito duras. Pacientes que praticam esportes de contato (boxe, futebol e etc.) devem utilizar protetores bucais que distribuem a força do impacto de forma a não fraturar os dentes. Melissa lembra que o correto posicionamento dental na boca também diminui o risco de fratura em casos de acidentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio