Pular para o conteúdo principal

Saúde bucal dos idosos é fator de preocupação


Uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências da Universidade de Brasília (UnB) constatou a precariedade da saúde bucal do idoso no país e alerta que sete em cada dez pessoas com mais de 60 anos usam dentadura. Os resultados alarmantes ainda sugerem que nove em cada dez apresentaram lesões bucais, como infecções causadas por fungos e bactérias.

Dos 147 pacientes avaliados, 87 eram mulheres e 60 homens acima dos 60 anos e atendidos pelo Programa de Prevenção e Diagnóstico da Osteoporose da Secretaria de Saúde do DF. A pesquisadora Ana Luiza Rego Julio fez uma avaliação odontológica deles com exame clínico e realização de radiografia.

A pesquisa

A dissertação de mestrado “Avaliação das condições da mucosa oral em mulheres na pós-menopausa e em homens acima dos 60 anos” estudou quais seriam os possíveis fatores de risco que desencadeariam a osteonecrose. A doença é causada pela morte de osso bucal, deixa a região exposta às inflamações, gerando desconforto, ardência e dor.

A osteonecrose é grave, mas tem baixa incidência na população. Um estudo realizado na Austrália mostrou que a frequência estimada em pacientes que fazem uso de bisfosfonatos de sódio, uma substância usada no tratamento de osteoporose, e foram submetidos à extração dentária está entre 0,09% e 0,34%.

De acordo com a orientadora da pesquisa, a professora da Faculdade de Saúde Nilce Santos de Melo, é essencial, antes do tratamento para osteoporose, conhecer a situação bucal dos idosos uma vez que pacientes que fazem uso prolongado da medicação e passam por processos cirúrgicos na boca ou usam próteses podem aumentar o fator de risco para desenvolver a doença.

Fonte: Secretaria de Comunicação da UnB


Retirdo do sit da APCD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio...

Queixas sobre implante cresce em SP

De acordo com matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, no último sábado, 10 de julho, a utilização de materiais "piratas" e falta de perícia de profissionais estão entre as principais causas dos problemas. Em cinco anos, a proporção de denúncias de implantes malfeitos triplicou no Crosp (conselho regional de odontologia paulista). Em 2004, uma em cada dez reclamações eram referente a implantes. Ano passado, as queixas na área representaram 30% do total de 305 recebidas pelo conselho. Hoje, 1 milhão de implantes são fixados por ano na boca dos brasileiros - 60% a mais do que se fazia há quatro anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria Médico-Odontológica. O surgimento de clínicas populares, a oferta de mão de obra barata e despreparada em razão do excesso de faculdades de odontologia e a proliferação de implantes com peças "piratas" são apontadas como causas do aumento das reclamações. O resultado dessa salada russa pode ir muito além da perda do impl...